Quais os desafios e as possibilidades do Serviço Social?

Quais os desafios e as possibilidades do Serviço Social?
PEDAGOGIA
Para Cassab (2000) um dos maiores desafios da formação em serviço social é desenvolver a capacidade crítica – reflexiva no aluno, articulando de forma lógica as competências, conforme abaixo:
Trata-se, dessa forma, de uma abordagem pedagógica com os seguintes eixos:

• Teórico-metodológicos: fundamentação teórica que norteará a ação do profissional.
• Técnico-operativo: questões de ordem prática referente a função fundamentada na teoria.
• Ético-política: identificação das questões políticas referentes ao exercício da profissão, da intervenção na sociedade e dos movimentos sociais de acordo com o Código de Ética.

É o assistente social que, pela sua formação e atuação profissional, está mais próximo dos usuários, que consegue fazer a identificação e leitura da questão social e, portanto, desenvolver ações propositivas para contribuir na garantia da qualidade de vida para a ampliação da cidadania e por processos de mudança que visam a igualdade e justiça social (LOPES,2008 .p. 108).

Outro importante desafio das formações em serviço social é formar profissionais capazes de escrever sua própria história, de serem autores de uma trajetória de sucesso e que caminhe em direção à construção de uma sociedade justa e igualitária.

Apesar do cunho social da profissão, esses profissionais devem estar inseridos em um mercado de trabalho, devem buscar um salário e benefícios compatíveis com a profissão e a educação formal deve desenvolver competências pessoais que favoreçam tal inserção e manutenção no mercado, diferenciando um bom assistente social.

As necessidades apresentadas à profissão são provenientes das relações sociais estabelecidas, muitas vezes incoerentes ou desencontradas, oriundas de uma sociedade consumista, materialista e provedora de desigualdades sociais.

Por sua vez, a proposta pedagógica dos cursos de graduação e pós – graduação deve estar atenta a tais demandas a fim de formar profissionais capazes de atender as essas solicitações social sendo agente ativo no processo de transformação social.

Mas o que a instituição de ensino tem que pensar ao oferecer um curso de Serviço Social que atenda todas essas demandas?

• Fazer o projeto pedagógico do curso
• Desenhar o perfil profissional do egresso
• Identificar os objetivos gerais e específicos do curso
• Pensar e estruturar a matriz curricular
• Construir um referencial teórico consistente e coerente com a proposta pedagógica
• Formar um corpo docente rico e com currículos diferenciados

Nessa ótica, considera-se a educação como uma prática permanente, pela própria característica humana que coloca a pessoa como um ser em permanente busca, um permanente investigador em si, sobre as pessoas e sobre o mundo em que vive (LOPES, 2008.p. 109).

Além disso, o profissional deve estar aberto a novas aprendizagens não só dentro do espaço escolar e acadêmico, mas o próprio espaço de intervenção e de exercício da sua prática profissional deve ser usado como laboratório de aprendizagem, como ambiente capaz de gerar e gerir conhecimentos.

É importante, nesse sentido, a troca com outros profissionais e com a comunidade que sofre a intervenção em sim, para que se crie ambientes coletivos de discussões, de aprendizagens de aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Isso auxiliará o profissional a desenvolver determinadas competências essenciais, tais como o trabalho em equipe, o respeito a diferenças, a capacidade de ouvir e observar, liderança, gestão, administração de tempo, humildade, proatividade, iniciativa, entre outros.

Assim, o assistente social deve embutir na sua essência a constante ânsia por pesquisar, diagnosticar, construir projetos e propor ações de melhoria.

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