O Que É O Cabelo E Qual A Sua Função

O Que É O Cabelo E Qual A Sua Função
COTIDIANO
O cabelo é uma fibra morta que tem a função de proteger o couro cabeludo. Atualmente, faz parte da estética e funciona como um adorno do nosso rosto.

O cabelo contém uma quantidade aproximada de 89% de queratina, sendo o restante, constituído de lipídeo (“gordura”), água e sais minerais.

É dividido em três partes:

- Cutículas

- Córtex

- Medula

Agora vejamos, mais detalhadamente, as partes que compõe o cabelo, assim como, suas funções:

Cutícula: é a parte mais externa do cabelo, também conhecida como “escamas”, que envolvem e protegem o córtex.

Qualquer produto de transformação como alisantes, tinturas, pó descolorante para mechas, entre outros, precisam chegar até o córtex. Para isto, atravessam as camadas de cutículas, que envolvem o córtex.

As cutículas são coladas, uma na outra, por um “cimento” intercelular, rico em gordura.

O uso contínuo de químicas, a escovação inadequada e o uso de presilhas de ferro, desgastam esse “cimento”, fazendo com que as cutículas fiquem quebradiças. Consequentemente, os cabelos perdem o brilho e ficam ressecados.

Córtex: É onde ocorrem as transformações de forma definitiva: o alisamento, as mechas, o uso de tonalizantes e das tinturas. Tudo o que muda o formato ou a cor dos seus cabelos, trabalha dentro do córtex.

O córtex é rico em queratina, que tem a função de dar resistência ao fio. Quando o cabelo fica muito fraco e quebradiço, indica que uma boa quantidade de queratina foi perdida.

Medula: não possui uma função bem definida. Pesquisas indicam que, em cabelos muito finos, não existe medula.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER