O espaço da narrativa

O espaço da narrativa
PEDAGOGIA
O espaço na narrativa é o lugar físico onde as personagens circulam, onde as ações se realizam. Primeiramente, podemos analisar o espaço como interno e externo. 

No primeiro caso, as ações se dão dentro de um lugar fechado (casa, quarto, igreja, hospital, etc.), já no segundo caso, as personagens circulam em ambientes abertos (praia, rua, quintal, etc.).

É claro que numa narrativa muitas vezes os espaços são variados, vão desde um lugar fechado (interno) a lugares abertos (externo). Nestes casos, o que iremos observar é a predominância de um ou outro espaço. Em muitos casos o espaço onde transcorrem as ações adquire grande importância para o desenvolvimento da narrativa, passando, às vezes, a ser fundamental dentro da trama, elemento essencial, intimamente ligado ao tema abordado ou até mesmo pode se tornar personagem da história.

Nesse sentido, é importante que seja considerado o espaço social pelo qual circulam as personagens e o espaço psicológico, as suas atmosferas interiores. Entre os espaços físicos, sociais e psicológicos são estabelecidas relações ao nível do discurso narrativo. 

Essa atmosfera da narrativa, então, em face dessa confluência, torna-se mais densa e pesada, caracterizando melhor os conflitos dessa personagem. Muitos críticos denominam essa tensão entre os espaços de ambiente. No ambiente aparecem, além do lugar em que se desenrola a ação, características sociais da época em que se desenvolve a história, além de características psicológicas das personagens. O ambiente não serve apenas para situar a personagem no espaço físico e temporal, mas pode ser um elemento útil à continuidade do conflito, constituindo informações reveladoras de acontecimentos futuros, contribuindo, assim, para acentuar a atmosfera dramática.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER