Estilos de Aprendizagem

Estilos de Aprendizagem
PEDAGOGIA

 Segundo Fatt (2000), "os estilos de aprendizagem são caracterizados por comportamentos cognitivos, afetivos e psicológicos, e indicam como os aprendizes percebem, interagem e respondem ao ambiente de aprendizado".

Ou seja, estilos de aprendizagem ou learning style, é o modo que uma pessoa usa para adquirir conhecimento, geralmente, uma pessoa possui mais de um estilo de aprendizagem tendo um deles mais desenvolvido e, cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.

Existem diversos modelos de estilos de aprendizagem, elaborados por diferentes autores, cada um apresenta uma concepção diferente, as principais são definidas por Richard Felder , David Keirsey , Howard Gardner e Neil Fleming .

A técnica de mapeamento de estilos de aprendizagem utilizado nesse trabalho para identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Ciências da Computação e Sistema de Informação, é o questionário VARK .

Esse questionário foi criado por Fleming e Mills (1992), com o propósito de fornecer aos usuários um perfil das suas preferências de aprendizagem. Eles criaram quatro categorias que refletem as experiências dos estudantes, são elas: visual, auditiva, leitura/escrita e sinestésico, por isso, o nome VARK (visual, aural, read-write e kinesthetic).

Quando um indivíduo possui mais de um estilo de aprendizagem, diz-se multimodal , e mais de 60% de qualquer população encaixa-se nessa categoria.

Levou-se em consideração apenas os estilos: visual, auditivo, leitura/escrita e sinestésico. As pessoas que possuem o estilo de aprendizagem Visual adquirem conhecimento quando se deparam com palestras que usem gestos, linguagens conhecidas, figuras, vídeos e slides, destaques no texto (negrito, sublinhado, realce, etc.), gráficos.

Como forma de fixar o conhecimento e se dar bem em exames, reescreve as anotações para memorizá-las associando palavras com símbolos, usa diagramas, reescreve exames anteriores e as figuras.

Os que têm a preferência pelo estilo Auditivo possuem as seguintes características: preferem tutoriais, aulas, assistir discussões, discutir temas com professores e com os outros alunos, explicar ideias novas para outras pessoas, deixar espaços nas anotações para lembrar depois, utilizar de recursos visuais para descrever acontecimentos para alguém que não estava presente.

Para ir bem nos exames a forma de estudo mais adequada é imaginar conversar com o examinador, escutar a sua voz e anotar, passar algum tempo em um local silencioso lembrando-se das ideias, praticar escrevendo as perguntas e respostas de exames anteriores, falar as respostas em voz alta ou dentro da cabeça. Para estas pessoas as palavras escritas não são tão valiosas como as que ouvem.

Os que têm a preferência pelo método de Leitura/Escrita para um bom sucesso em provas e exames devem escrever as palavras repetidas vezes, ler as anotações em silêncio repetidas vezes, reescrever as ideias e conceitos em outras palavras, tentar transformar gráficos, diagramas em palavras.

Para estas pessoas os significados estão nas palavras escritas. Os Sinestésicos preferem aprender utilizando-se de todos os sentidos (visão, tato, olfato, paladar, audição), viagens de campo, exposições, exemplos da vida real e aplicações facilitam o seu aprendizado, preferem utilizar de imagens ou fotografias para ilustrar uma ideia.

Para estas pessoas elas precisam fazer as coisas para entender.

Referências
FATT, James Poon Teng. Understanding the Learning Styles of Students: Implications for Educators. International journal of sociology and social policy V.20, nº 11/12, 2000. FLEMING, N.D. & Mills, C., (1992). Not another inventory, rather a catalyst for reflection To improve the academy, (11), 137-149. Richard Felder: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ David Keirsey: http://www.keirsey.com/drdavidkeirsey.aspx Howard Gardner: http://www.howardgardner.com/ Neil Fleming: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=biography VARK: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=questionnaire Estilo de Aprendizagem Multimodal: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=multimodal Estilo de Aprendizagem Visual: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=visual Estilo de Aprendizagem Auditivo: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=aural Estilo de Aprendizagem Leitura/Escrita: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=readwrite Estilo de Aprendizagem Sinestésico: http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=kinesthetic

Dorgival Pereira da Silva Netto
Doutorando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE, Mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal da Paraíba (PPGI). Graduado em Licenciatura em Ciência da Computação pela UFPB (2012). Desenvolve atividades na área de Informática na Educação e Engenharia de Software.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER