Educação Infantil - Projetos

Educação Infantil - Projetos
PEDAGOGIA
Trabalhar com projetos pode ser uma grande dificuldade para o docente, mas é preciso que a equipe pedagógica da escola esteja a postos para auxiliá-lo neste desafio.

Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver o produto final que se quer obter.

No trabalho com projetos, os educadores tem a oportunidade de respeitar a particularidade e individualidade de cada criança, de acordo com sua faixa etária.

Segundo Alvarez (1996, p. 29) a Pedagogia de Projetos se coloca como uma das expressões dessa concepção globalizante que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentre de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural.

O educador pode trabalha com projetos da educação infantil até nas sérias do ensino médio.

Fica a dica!

Referência

ALVAREZ LEITE, Lúcia Helena. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica. V.2, nº 8, mar./abr, 1996.

Emileide Lucineia da Costa
Possui graduação em Pedagogia pela Anhanguera - UNAES (2006), Especialização em Educação a distância pelo SENAC/MS(2010) e está cursando pós graduação em Psicopedagogia pelo Portal Educação/UCDB. Atualmente é Tutora em EaD de cursos livres e pós-graduação.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER