Anjos: Quem são? Para que existem?

Anjos: Quem são? Para que existem?
PEDAGOGIA

Quem são os anjos? Deus criou duas classes de seres pessoais: uma é o gênero humano, a outra são os anjos. A palavra 'anjo' vem do grego anguelós e significa mensageiro, aquele que é enviado. Na Bíblia, Miguel e Gabriel se destacam. Miguel é, na verdade, chefe dos anjos, significado do termo arcanjo que acompanha seu nome (Jd 1.9); Gabriel é o anjo que assiste diante de Deus e que serve de elo das revelações de Deus (Lc 1.19). Há ainda os serafins (que permanecem diante do trono servindo e cantando louvores a Deus) e os querubins (que guardam a entrada do paraíso) conforme os textos de Is 6.2, 6 e Gn 3.24. As Escrituras falam também de principados, potestades, tronos e domínios que não são diferentes tipos de anjos, mas diferentes classes angelicais. Contudo, não existem apenas estes anjos; eles são numerosos (lembre-se que as legiões romanas eram numericamente iguais, mas em diferentes ocasiões variavam entre 3000 a 6000 legionários) e poderosos (Mt 26.53, Ap 5.11).

Os anjos são agentes sobrenaturais (podem mover-se de um ponto para outro qualquer e até mesmo congregar-se em áreas diminutas no caso dos anjos caídos – Lc 8.30). Os anjos são seres morais (seguem um padrão de conduta), inteligentes (têm compreensão e percepção das realidades espirituais e humanas) e espirituais (ou seja, não possui corpo físico, embora possam se revelar na forma física humana – Gn 18.2-19.22, Jo 20.10-14, At 12.7-10). É correto afirmar que os anjos não se casam (Mt 22.30) e que não estão sujeitos à morte (Lc 20.35-36). Também é certo afirmar que, assim como Adão e Eva foram postos à prova no Éden, assim também os anjos o foram em algum tempo não revelado na Bíblia, subdividindo a classe angelical em anjos reprovados ou caídos e anjos aprovados ou eleitos. Mas qual será o plano de Deus para os anjos eleitos?

 
Para que ou por que os anjos existem? Os anjos estão no céu. Ali, em santidade e glória, trabalham e adoram ao Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores (Mt 18.10, Mt 22.30, Ap 5.11, Sl 103.20-21, Sl 148.2). Mas os anjos foram criados apenas para trabalhar e adorar ao Senhor? A resposta é não. Os anjos possuem também o ministério de prestar serviço aos cristãos, à Igreja, por ordem do Senhor (Hb 1.14, I Co 10.11). Pensemos na divisão colocada no parágrafo anterior... Os anjos eleitos servem a Deus e à Igreja; os anjos reprovados ou caídos servem ao diabo para “destruir” à Igreja. Neste sentido, os anjos eleitos existem para guardar os crentes, tanto grandes como pequenos (Sl 34.7, I Pe 1.12, Mt 18.10) o que não implica na crença de que temos um anjo da guarda conforme a filosofia astral, mas sim que os anjos, e principalmente, o Anjo do Senhor, está pronto a nos socorrer sobre a ordem de Deus. Até mesmo na morte dos cristãos os anjos possuem atos de um belo ministério recebido por Deus (Lc 16.22).
 
Talvez você pergunte: quem é maior? Anjos ou homens, no tocante a instrução espiritual? Resposta: está implícito nas Escrituras que os anjos possuem uma maior instrução sobre as coisas espirituais do que os humanos. É por isso que não devemos subestimar o inimigo de nossas almas, o anjo caído, Satanás. Contudo sempre prevalecerá o ensinamento bíblico: da parte dos anjos, dos homens e de qualquer outra criatura, a Deus são devidos todo culto, serviço e obediência, que ele houve por bem requerer deles.
 
Não se esqueça: há uma distinção óbvia e profunda entre os anjos comuns e o chamado Anjo do Senhor ou Anjo da Aliança.


Leia mais sobre anjos aqui no Blog Regulae Fidei, clicando aqui.

Angelo Vieira da Silva
Mestre em Ciências da Religião (Me.P) pela Faculdade Unida de Vitória (2011-2013). Bacharel em Teologia (Bel.) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2008-2009) e Bacharel em Teologia (intracorpus) pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller/MG (2002-2005). Pesquisador nas áreas de Apocalíptica, Escatologia e Angelologia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8163422369950583
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER