Formato dos dentes

Formato dos dentes
ODONTOLOGIA
1. Incisivos: dentes anteriores aguçados e em forma de “lâmina de faca” (4 superiores e 4 inferiores) usados para cortar os alimentos.

2. Caninos:
por vezes, os caninos são chamados cúspides; têm uma forma pontiaguda (ou cúspide) e são usados para rasgar a comida.

3. Pré-molares:
estes dentes têm duas pontas aguçadas na sua superfície e são referidos, por vezes, de bicúspides. Servem para esmagar e triturar.

4. Molares:
usados para mastigar; estes dentes têm várias cúspides na superfície oclusal ou mastigatória.

Na primeira dentição dá-se a origem dos dentes de leite: 4 incisivos, 2 caninos e 4 molares em cada maxilar totalizando 20. Os incisivos ou cortadores acham-se na parte anterior dos maxilares, dois no centro e dois situados, um em cada lado dos anteriores. Logo apos vêm os caninos, de pontas agudas, depois seguem os molares, ou os dentes trituradores. A disposição é a mesma em ambos, os maxilares, e lados direito e esquerdo.

Na dentadura permanente existem 32 dentes. Desses, 20 vem substituir gradualmente os da dentição provisória. Geralmente a troca de dente pode se iniciar na época dos cinco anos e meio e termina entre 11 e 14 anos, mas não há uma regra, então há o nascimento dos primeiros molares permanentes e continua com os outros dentes incisivos centrais e laterais, primeiro e segundo pré-molares, caninos e segundo molar. Os pré-molares que substituem os de leite apresentam duas pontas na coroa, que os torna conhecidos, também, como bicúspides. O terceiro molar ou do siso pode aparecer entre os 16 anos em diante, ou mais tarde por estar incluso e não romper a gengiva.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER