Ergonomia aplicada á odontologia

Ergonomia aplicada á odontologia
ODONTOLOGIA
Pelos inúmeros atendimentos realizados pelos dentistas ocorre que há um esquecimento em relação a um trabalho confortável e postura correta. A ergonomia tem por objetivo propiciar ao dentista um melhor conforto e segurança, para que não apareçam problemas futuros e também produzir maior eficiência ao profissional.

A má utilização dos equipamentos e na realização de tarefas pode desencadear em vários problemas como dores nas costas, bursites, lesões por esforço repetitivo (LER), limitações dos movimentos, além do estresse. Atualmente os equipamentos odontológicos estão especializados para o maior conforto e qualidade, pois em muitos casos os dentistas estão mais preocupados em realizar o trabalho do que em como o trabalho está sendo realizado.

A elaboração de equipamentos e consultórios que facilitem a ergonomia do dentista para que ele desenvolva o trabalho com bem-estar e conforto é imprescindível. Existem algumas indicações para a adaptação dos consultórios, porém em alguns casos não é possível realizar as devidas adaptações.

Entretanto há medidas básicas a serem seguidas podem melhorar o bem-estar e conforto do dentista:

• A cada duas horas é recomendado levantar e realizar uma leve caminhada para ativar a circulação nos membros inferiores.

• Ter uma secretária para auxiliar o trabalho pode prevenir problemas na coluna.

• Manter sempre todo o pé apoiado ao chão.

• Manter ao máximo a coluna apoiado ao mocho.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS