Cuidado com os dentes deve começar desde muito cedo

Cuidado com os dentes deve começar desde muito cedo
ODONTOLOGIA

Os bebês, segundo estudiosos, logo nos primeiros meses de vida, podem ter problemas bucais. Por isso, é imprescindível o acompanhamento da mãe, para fazer a limpeza regularmente, e também é claro, de um dentista.

Cáries, problemas de mordida cruzada, gengivite e até língua presa, podem ser evitados ou tratados logo no início da vida do bebê.

Para orientar as mamães, as secretarias de saúde de várias cidades brasileiras oferecem o acompanhamento odontológico para bebês, passando informações sobre como fazer a limpeza da boca, a importância da amamentação e ainda dá dicas sobre a introdução dos primeiros alimentos.

Thaiz Jardim, 26, é mãe do pequeno Gustavo, de 1 ano, e desde cedo cuida rigorosamente da saúde bucal do filho. "Mesmo antes de nascer os dentinhos, sempre depois que ele mamava, eu já fazia a higiene. Agora, que ele come papinha, frutas e outras coisas, eu faço a escovação dos seis dentinhos que ele já tem", declara.

A cárie é uma doença infectocontagiosa causada por diversos tipos de bactérias. Sendo assim, especialistas alertam para que as mães não experimentem a comida do bebê na mesma colher, evitem beijar as crianças na boca e não permitir que outras crianças usem a mesma chupeta ou mamadeira.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER