Recomendações Nutricionais

Recomendações Nutricionais
NUTRICAO

Em 1941 as recomendações nutricionais (Recommended dietary allowances - RDAs) foram estabelecidas pela Food and Nutrition Board/National Research Council. As RDAs são conhecidas como níveis de ingestão de nutrientes essenciais e adequados para atingir as necessidades de nutrientes dos indivíduos saudáveis.

 

Para aperfeiçoar o uso do conceito das recomendações nutricionais, em 1997 O Institute of Medicine dos Estados Unidos, em conjunto com a agência Health Canada desenvolveram um conjunto de valores de referência para a ingestão de nutrientes (Dietary Reference Intakes - DRIs) a serem utilizados  no planejamento e avaliação das dietas de indivíduos e populações saudáveis, substituindo dessa forma as RDAs.

 

As DRIs são apresentadas em quatro categorias de valores de refências para consumo de nutrientes. Estas categorias são:


- Estimated Average Requirement - EAR (Necessidade Média Estimada)
Este valor corresponde à mediana das necessidades de um nutrientes em um grupo de indivíduos saudáveis de mesmo sexo e estágio de vida, atendendo as necessidades de 50% da população.

- Recommended Dietary Allowance - RDA (Ingestão Dietética Recomendada)
Essa categoria de valores deve atender as necessidades de um nutriente entre 97 a 98% dos indivíduos saudáveis. É importante lembrar que a RDA é um valor de referência utilizado como meta de ingestão na elaboração da dieta para indivíduos saudáveis.

- Adequate Intake - AI (Ingestão Adequada)
Valor de referência utilizado quando o conjunto de informações científicas não são suficientes para o cálculo da necessidade média estimada (EAR). Nesse caso, utiliza-se a AI quando so valores de EAR ou RDA não podem ser determinados.

- Tolerable Upper Intake Level - UL (Nível Máximo de Ingestão Tolerável)
É o mais alto valor de ingestão diária e apresenta isenção de riscos adversos à saúde para quase todos os indvíduos. Portanto, não é um nível de ingestão recomendavél, uma vez que questiona-se os benefícios do consumo de nutrientes acima dos valores de RDAs ou AIs.


As DRIs são utlizadas como base para profissionais de nutrição sendo representadas por valores a fim satisfazer as necessidades nutricionais dos indivíduos e prevenir sintomass de deficiências.

 

 

Autora: Ana Paula Leão Rossi, Nutricionista, Tutora EaD Portal Educação.

 

 

 

Referências Bibliográficas

CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. São Paulo: Manole, 2005.

PADOVANI, R. M.; AMAYA-FARFAN, J.; COLUGNATI, F. A. B.; DOMENE, S. M. A. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev. Nutr. [online]. 2006, vol.19, n.6, pp. 741-760. ISSN 1415-5273.

 

 

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS