Quantidade de alimentos e a qualidade nutricional

Quantidade de alimentos e a qualidade nutricional
NUTRICAO
As orientações específicas para manter a saúde são quantificadas e expressas como limites de consumo ou como número de porções diárias de alimentos e preparações culinárias.

Recomendações qualitativas - “coma muitas frutas, legumes e verduras” ou “modere o seu consumo de açúcar”- são úteis como orientações gerais, mas necessitam de recomendações quantificadas adicionais para tornarem-se concretas e práticas, auxiliando os profissionais e as famílias a estipular as metas de quantidades e porções.

A alimentação equilibrada não consiste apenas na enumeração de uma série de substâncias chamadas nutrientes, mas sim, que seja apropriada e agradável ao indivíduo que a consome. A combinação alimentar deve ser estimulante para que seja aceita.

O regime alimentar deve corresponder às necessidades calóricas de cada nutriente específico, de acordo com a fase de vida relacionada com os aspectos físicos e biológicos.

As quantidades dos nutrientes devem manter uma relação de proporção entre si, permitindo um completo aproveitamento orgânico.

As porções e quantidades dos alimentos aumentaram, ou seja, ficaram maiores, devido a vários fatores, como a oferta no comércio e a praticidade de muitos produtos de baixo custo. Para garantir que as pessoas saibam a quantidade correta de alimento a ser consumida, de acordo com o grupo, adota-se o conceito de porção de alimento.

O termo “porção” significa:

• “A quantidade de alimento em sua forma usual de consumo, expressa em medida caseira, unidade ou tipo de consumo (fatia, xícara, unidade, colher de sopa, etc.)”.

• Considerando também a “quantidade média do alimento que deve ser, usualmente, consumida por pessoas sadias, para compor uma alimentação saudável”.


Essas duas definições têm o objetivo de controlar o padrão usual de consumo, originando porções de alimentos que não alcancem ou extrapolem as quantidades saudáveis no conjunto da alimentação.

Como uma das orientações para uma alimentação saudável, o grupo dos nutrientes deve oferecer:

• Carboidratos totais = 55% a 65% do VET;

• Sendo 45% a 55% do VET de carboidratos complexos = cereais e subprodutos, leguminosas, tubérculos e raízes;

• E 10% de açucares simples = açúcar simples e doces;

• De 20 a 30 % de gorduras totais;

• 10 a 15% de proteínas, sendo deste total = 50% de origem animal e 50% de origem vegetal

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