Problemas gerados pelo uso indevido da vitamina C

Problemas gerados pelo uso indevido da vitamina C
NUTRICAO
Tomar suplementos vitamínicos está em alta nos dias de hoje. Estudos comprovam que a vitamina C é excelente para prevenção de gripes e resfriados, no combate aos sinais de envelhecimento da pele, no alívio do estresse, na prevenção dos problemas de visão, entre outros problemas.

O perigo está no uso indiscriminado e no excesso de vitamina C, que acaba sendo prejudicial ao organismo humano. A dose diária recomendada é de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais possuem até 2000 mg (2g) por comprimido ou cápsula efervescente, o que significa a ingestão de 33 vezes a mais do que a dose diária recomenda.

As chances de se obter benefícios para a saúde usando altas doses de vitamina C são irrelevantes. Ao contrário do benefício, o que se pode conseguir com esta prática é uma doença a mais, principalmente nos rins.

O organismo só absorve a quantidade necessária de vitamina C. O restante é eliminado através da urina, o que causa uma sobrecarga da função renal além da formação de cálculos. Uma boa alimentação rica em frutas e verduras, já é fonte de vitamina C. Fique atento e só utilize suplementos vitamínicos com orientação médica.

Alessandra Maróstica de Freitas
Fisioterapeuta formada em julho de 1999 pela UniABC, especialista em Gestão Empresarial pela UNINOVE e especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pelo setor de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP/EPM. Atua nas áreas: Fisioterapia Preventiva, RPG e Disfunções Temporomandibulares - DTM.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER