Princípios da Alimentação Saudável

Princípios da Alimentação Saudável
NUTRICAO
O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
 
 
A formação dos hábitos alimentares é adquirida de modo gradual, principalmente durante a primeira infância.
De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
 
Nenhum alimento específico é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e consequente manutenção da saúde.
Dessa forma, uma alimentação saudável é variada e adequada em nutrientes.
 
PRINCÍPIOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
 
 
A alimentação saudável pode ser definida por três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio.
 
 
·      Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
·      Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.
·      Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
 
PORTAL EDUCAÇÃO. Curso on-line: Aproveitamento de Alimentos. Campo Grande: Portal Educação, 2010.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER