Pesagem Hidrostática

Pesagem Hidrostática
NUTRICAO
Este método é realizado seguindo o princípio proposto por Arquimedes, a mensuração do volume corporal pode ser calculada por meio do deslocamento d’água. Dessa forma, busca-se estimar o percentual de gordura corporal a partir da relação entre o peso corporal mensurado e o volume corporal (na água). O indivíduo é submerso em água com a ajuda de um equipamento específico.

Mudanças na composição dos fluidos corpóreos interferem negativamente nos cálculos da massa magra.

Absorciometria Radiológica de Dupla Energia (DEXA)


A quantidade de massa magra ou gorda do organismo é medida pelo densitômetro, que traduz para porcentagens as imagens obtidas por um tipo especial de raios X dos diferentes compartimentos do corpo: tecido ósseo, muscular, de gordura e fluidos. Seu uso é limitado para avaliação de pessoas muito magras (em que a proporção de ossos é maior em relação à de tecidos moles) ou com desnutrição crônica.

Pletismografia


Determina o volume corporal medindo uma pequena câmara vazia e em condições isotérmicas e logo após mede-se o volume da câmara com o indivíduo em seu interior, avaliando-se o deslocamento de ar.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS