Leites Vegetais

Leites Vegetais
NUTRICAO

INTRODUÇÃO

Os leites vegetais podem ser indicados para quem tem alergia ou intolerância a leite de origem animal, e também para quem busca um alimento nutritivo e saboroso. Alguns ingredientes que podem ser usados no preparo são as sementes de girassol, sementes de abobora, sementes de linhaça, arroz integral, gergelim, aveia em flocos, castanha do Pará, nozes entre outros. 1

REFERENCIAL TEÓRICO

Benefícios dos leites vegetais


Através deles é possível eliminar a lactose da dieta e acrescentar os nutrientes dos cereais, das leguminosas e das frutas secas. 2,3

Leite de castanha-de-caju

Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.
Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de linhaça

A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um anti-inflamatório notável. Melhora a função intestinal.
Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.

Leite de arroz integral

Um poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Têm proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.
Preparo: Deixar de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Leite de amendoim

Protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.
Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.

Leite de nozes

As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.
Preparo: Um copo repleto de nozes batido com dois copos de água, sempre mineral ou filtrado, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de quinua

Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.
Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

Leite de sementes de abóbora

Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjoos das gestantes.
Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.

Leite de soja

Um grão de "bom senso", tamanho o seu equilíbrio nutricional. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutriz, a soja não só revitaliza como proporciona uma verdadeira regeneração celular.
Preparo: A soja necessita ficar de molho no mínimo seis horas. Após esse período, bata-a no liquidificador na proporção de um copo do grão para três de água filtrada ou mineral. Coe em um pano, espremendo bem o bagaço e leve o leite ao fogo até ferver - com cuidado para não entornar. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe-o cozinhando por 30 minutos. Um copo de soja dá cerca de dois litros de leite.

Leite de aveia

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.
Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite. Leite de gergelim

O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.
Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Leite de castanha-do-pará

As castanhas-do-pará são conhecidas como "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contêm ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.
Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.

Leite de girassol

Talvez sua principal propriedade seja a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.
Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite.

Dicas

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batido no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi. Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. 3

Os segredos que fazem toda diferença
3

Lave bem os grãos antes de começar o processo de "tirar o leite";
Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas;
Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se "ordenhar" os grãos - o que dá uma sensação especial e gratificante;
Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido. Receitas:

Leite de arroz caseiro
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Ingredientes:
1 xícara de arroz integral ou branco e 2 litros de água.
Modo de preparo:
Cozinhar o arroz integral puro somente com bastante água. Quando estiver bem cozido, bater no liquidificador e passar por uma peneira. O leite obtido será usado para o suco.

Leite de amêndoas 4

Ingredientes:
12 a 20 amêndoas hidratadas por 6 a 8hs sem pele (descascar após o remolho) e 1 copo de água mineral.
Modo de preparo:
Bater no liquidificador.

Leite de gergelim é o mesmo preparo.

Leite de aveia
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Ingredientes:
2 colheres de sopa rasa de aveia em flocos e 200ml de água.
Modo de preparo:
Deixar a aveia em flocos no mínimo 6 horas (durante a noite). Bater no liquidificador e coar com um pano. Se necessário, pode juntar um pouco mais de água. Acrescentar melado, malte ou stévia. Poderá ser levado ao fogo e cozinhado por alguns minutos. Fica um caldo encorpado.
Leite de coco 4

Ingredientes:
Limpe 2 cocos médios. Retire a polpa.
Modo de preparo:
Pique e bata no processador ou liquidificador, com pouca água do próprio coco. Transfira para um pano fino (tipo tule), ou uma peneira extrafina. Esprema para tirar todo o seu leite.
OU Coloque o bagaço do coco em uma vasilha. Misture com água. Deixe de molho por 30 minutos. A seguir, despeje em um pano ou coador. Esprema bem, obtendo o leite.

Composição de cálcio: Em 100g de sementes, frutas oleaginosas e leites. 6,7,8

Amêndoas: 237 mg
Amendoim torrado: 39 mg
Arroz integral cozido: 8 mg
Aveia: 5 mg
Castanha de caju: 33 mg
Castanha do pará: 146 mg
Chia: 672 mg
Coco cru fruta: 6 mg
Gergelim: 825 mg
Girassol: 116 mg
Leite de cabra: 112 mg
Leite de coco industrializado: 6 mg
Leite de vaca integral: 123 mg
Linhaça: 211 mg
Noz: 105 mg
Quinua: 112 mg
Semente de Abóbora:
Soja farinha: 206 mg
Soja natural: 17 mg CONCLUSÃO

Lembrando que, embora ricos em nutrientes, os leites vegetais não devem ser utilizados em substituição ao leite materno.

REFERÊNCIAS

1. LEITE VEGETAL. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/03/nutricionista-apresenta-leite-vegetal-e-ensina-preparar-alimento.html>. Acesso em: 01 out. 2012.

2. BENEFÍCIOS DOS LEITES VEGETAIS. Disponível em: < http://mundoverde.com.br/blog/2011/06/29/voce-ja-ouviu-falar-em-leites-vegetais/>. Acesso em: 01 out. 2012.

3. BENEFÍCIOS DOS LEITES VEGETAIS. Disponível em: < http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/leites-vegetais.html
>. Acesso em: 01 out. 2012.

4. RECEITAS. Disponível em: <http://www.drafernandagranja.com/2011/06/leitinho-no-inverno.html>. Acesso em: 01 out. 2012.

5. RECEITAS. Disponível em: <http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2010/10/12/nem-so-de-leite-de-vaca-vive-o-calcio/>. Acesso em: 01 out. 2012.

6. TACO. Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA-UNICAMP.- 4. ed. Campinas: NEPA-UNICAMP, 2011.

7. CHIA E GIRASSOL COMPOSIÇÃO DE CÁLCIO. Disponível em: <http://www.equilibrionutricional.com.br/atualidades-nutricionais/576-semente-de-chia-.html>. Acesso em: 01 out. 2012.

8. QUINUA COMPOSIÇÃO DE CÁLCIO. Disponível em: <http://www.quinuareal.com.br/100saude.asp>. Acesso em: 01 out. 2012.

Amanda Dezze do Amaral
Amanda Dezze do Amaral, 34 anos, Nutricionista. Possuo diversos cursos de atualização, dentre eles: Nutrição Clínica e Avaliação Nutricional, Fitoterapia para Nutricionistas, Nutrição apl. à Medicina Estética, Nutrição Funcional, Nutrição e Envelhecimento, HAS, DM, DRC, Doenças Cardiometabólicas, Aconselhamento Nutricional da Obesidade na Infância e Adolescência.
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