Etapas do processamento dos alimentos

Etapas do processamento dos alimentos
NUTRICAO
As principais fases de processamentos são:

Fase de beneficiamento
Fase de elaboração
Fase de preservação e de conservação
Fase de armazenamento

A primeira fase desse processo é o Beneficiamento que constitui na utilização da matéria-prima selecionada. No beneficiamento é feita a separação das partes não comestíveis, de forma a eliminar sujidades. As partes rejeitadas são aproveitadas e utilizadas na separação de subprodutos.

A próxima fase é a de Elaboração, sendo que está etapa é a de maior importância no processo. A fase de elaboração envolve procedimentos físicos (calor, prensagem, moagem, trituração), químicos (acidificação, aditivos, salga) fisico-químicos (refinação, cristalização, emulsificação, caramelização) e biológicos (fermentação, maturação) que favorecem a transformações dos produtos.

Logo em seguida, inicia-se a fase de Preservação ou Conservação que envolve procedimentos que visam promover meios que impeçam ou dificultem a contaminação, aumentando o tempo de vida útil de cada produto.

Finalmente, a fase de Armazenamento, o produto é acondicionado em embalagens ou envoltórios que tem a finalidade de impedir contaminações, além disso, cada alimento exige diferentes temperaturas para se manterem aptos ao consumo.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER