Efeitos Terapêuticos da Garcínia cambogia na Obesidade

Efeitos Terapêuticos da Garcínia cambogia na Obesidade
NUTRICAO
A garcínia cambogia é uma planta nativa da Índia, considerada importante fonte natural de ácido hidroxicítrico (HCA), um potente inibidor da enzima ATP citrato liase, a qual cataliza a clivagem extramitocondrial do citrato para formação de oxaloacetato e acetil-CoA. A inibição desta reação limita a disponibilidade de acetil-CoA, necessário para a síntese de ácidos graxos e para a lipogênese, especialmente sob dietas hipercalóricas, além disso, aumenta a taxa de síntese hepática de glicogênio, inibe o apetite e a estocagem de gordura corporal, reduzindo a perda de peso.


O HCA promove oxidação de ácidos graxos, aumenta a liberação de serotonina e sua disponibilidade no córtex cerebral e diminui a concentração de leptina no soro humano, sendo esta, uma proteína transcrita pelo gene da obesidade que modera a ingestão energética e é secretada pelos adipócitos.


O único efeito anti-obesidade da garcínia é a redução do apetite e ingestão de alimentos, tendo efeito anorexígenos. A ação farmacológica geralmente informada de que a garcínia é pouco conhecida, o que não comprova a capacidade de acelerar a utilização da gordura no organismo. Além disso, crescem relatos de hepatotoxidade (OLIVEIRA, 2011).


Estudos mostram que a administração crônica de HCA antes das refeições na dose de 500mg levou a redução de peso em indivíduos obesos e promoveu o aumento do metabolismo energético. Essa alteração do metabolismo pode enviar um sinal ao sistema nervoso central que resulta na redução da ingestão de alimentos, diminui o apetite e o desejo por doces.


O HCA inibe a lipogênese, provocando maior síntese de glicogênio, em uma dieta, isto é, uma dieta rica em carboidratos.


Esta carga de glicogênio no fígado adicionado estimula um neuro-sinal a partir do fígado para o cérebro, indicando a saciedade (satisfação), contribuindo assim para suprimir o apetite por mais tempo. Além disso, o ácido hidroxicítrico parece exercer uma regulação sobre os genes que codificam receptores de serotonina, sendo este, mais um mecanismo na redução da ingestão alimentar.


Não foram apresentados efeitos de toxicidade durante o uso de Garcínia cambogia (GC), porém estudos em modelos animais revelaram toxicidade testicular associada a altas doses de HAC, pelo que um estudo recente realizado em humanos avaliou as concentrações plasmáticas de testosterona, estrona e estradiol, concluindo que as quantidades normalmente recomendadas não afetam os níveis plasmáticos dos hormônios sexuais. Outros grupos de risco recomendados a não fazer o uso do fitoterápico são as crianças, grávidas, lactantes e pacientes diagnosticados com diabetes mellitus devido sua capacidade de abaixar os níveis de glicose no sangue, podendo causar uma repentina hipoglicemia, embora a GC tenha a propriedade de reduzir o desejo por doce, além de pacientes que sofrem de Mal de Alzheimer. Vale ressaltar também, que o HAC não atravessa a barreira hematoencefálica, não causando danos ao sistema nervoso central.


A dosagem terapêutica usual recomendada da garcínia é de 300 a 500 mg de extrato seco, sob a forma de comprimido três vezes por dia, tomados meia hora antes das refeições com água.


Não existem milagres em fórmulas mágicas. Para conseguir emagrecer e manter o peso é necessário mudar hábitos de vida e alimentares. Além disso, é necessária a prática de exercícios físicos para aumentar o metabolismo, fracionar refeições, comer racionalmente e escolher alimentos benéficos. Os medicamentos fitoterápicos não devem ser vistos como única solução no tratamento para a obesidade, mas sim como um coadjuvante no programa terapêutico do indivíduo obeso, portanto não deve ser estimulado seu consumo indiscriminado.

Juliana Guimarães dos Santos
1. Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional - Universidade Anhembi Morumbi/GANEP 2. Especialista em Fitoterapia, Suplementação e Alimentos Funcionais na Prática Clínica - UniFOA 3. Graduação em Nutrição - UniFOA
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER