Cromoterapia: significado das cores

Cromoterapia: significado das cores
COTIDIANO
Por que temos uma cor preferida? Por que escolhemos sempre as mesmas cores? Por que pintei meu quarto com aquela cor? As cores estão por toda parte e não as escolhemos apenas porque são agradáveis ou porque gostamos. As cores representam algo e nós preferimos e/ou escolhemos porque nos identificamos com o que elas “dizem”. Veja os significados de algumas cores:

Amarelo: O amarelo representa a nobreza e a luz do sol. Essa cor atrai pensamentos bons de autos satisfação. Por ser uma cor que representa dias quentes e agradáveis, o amarelo auxilia na concentração e ajuda em atividades que exigem concentração. É uma cor que abre o apetite e, se combinado com o vermelho, dá uma fome danada.

Azul: Tranquilidade e seriedade são as características dessa cor. Ligada aos elementos céu e mar, o azul desperta lealdade, amizade e honestidade. É uma cor relaxante e pode ser usada em ambientes para descanso. Se for usada em ambientes que não são para descansar, como uma sala de reuniões ou de trabalhos, o azul deve ser usado em pouca quantidade, pois usado em demasia pode provocar preguiça, desânimo e sensação de solidão.

Laranja:
É uma cor vibrante e estimula os sentidos. O laranja é resultado de duas cores: vermelho e amarelo e possui um pouco das características dessas duas cores. O laranja ativa a capacidade criativa e de comunicação. Aguça a curiosidade e o otimismo, mas se usada de forma incorreta pode causar rebeldia. O laranja estimula também a criação de novas ideias, ou seja, é interessante usá-las em espaços de trabalhos, criações, etc.

Marrom: O marrom é uma cor que nos liga com a força e representa a ideia de responsabilidade. Está intimamente ligada com o elemento madeira. É uma cor que ajuda na organização, tanto de pensamentos quanto de objetos. É aconselhável usar essa cor em ambientes onde decisões são tomadas, pois absorve energias negativas e auxilia na tomada de melhores decisões.

Verde: Também está ligada ao elemento madeira, por isso combina muito com o marrom. O verde representa o crescimento e traz equilíbrio e calma. É uma cor com propriedades tranquilizantes e pode ser usada em vários ambientes. Usada na quantidade certa, transmite esperança, motivação, mas se usada em demasia, traz preguiça, imaturidade, etc.

Vermelho: É uma cor quente que nos estimula. O vermelho representa a resistência, a força de vontade, relacionamentos amorosos e saúde. É, talvez, a mais poderosa entre as cores, pois ela tem incrível capacidade de acelerar os batimentos cardíacos, além de aumentar a temperatura corporal. Essa cor também libera hormônios e é tradicional na cultura chinesa. Associada ao elemento fogo, o vermelho alegra e chama a atenção.

Violeta ou lilás: É uma cor que sugere a purificação, é muito eficaz se usada em locais de meditação e oração. Tem a capacidade de transformar energias negativas em positivas. É estimulante para quem gosta de artes e quer sempre estar ligado com a espiritualidade.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER