Compostos Bioativos

Compostos Bioativos
NUTRICAO

Além das vitaminas e dos minerais, as verduras, os legumes e as ervas nativas do Brasil também contêm componentes bioativos, alguns dos quais especialmente importantes para a saúde humana. São eles:

− As aliáceas: encontradas na cebola e no alho, substâncias que dão o sabor característico a essas hortaliças;

− Os fitoestrogêneos: encontrados nos grãos e leguminosas, principalmente os de soja, substâncias com características semelhantes aos hormônios femininos;

− Os glucosinolatos: encontrados nos vegetais crucíferos como a couve e o repolho, inibidores de proteases, encontrados também em grãos e feijões;

− Os flavonóides: encontrados nas frutas, legumes e verduras, também no café e chá;

− As cumarinas: encontradas principalmente na mandioca.
      
Outros compostos bioativos encontrados nos alimentos são:

− Os carotenóides: encontrados em frutas, verduras e legumes com coloração que variam do amarelo, laranja e diferentes tonalidades de verde;

− O licopeno: presente no pigmento vermelho das frutas e hortaliças. Tem ação de proteção no organismo.

− Fosfolipídios: substâncias resultantes da combinação do mineral fósforo e lipídeo encontrado na lecitina de soja.

As pesquisas identificam os mecanismos biológicos de ação dessas substâncias e sugerem que alguns desses compostos podem reduzir o risco de doenças, incluindo as doenças cardíacas e o câncer.

Contudo, a ciência nessa área ainda está no seu estágio inicial.         

Somente alguns vegetais foram analisados em sua composição fitoquímica e o efeito protetor dessas substâncias, nas concentrações em que ocorrem nas plantas, ainda não foi completamente esclarecido.

Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, fontes naturais de vitaminas, minerais e compostos bioativos, é fundamental para a manutenção da saúde, tendo-se como meta quantitativa mínima o valor de 400g/dia per capita de frutas e hortaliças.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER