Chia: mais um alimento da moda

Chia: mais um alimento da moda
NUTRICAO

Tem muita gente que ainda não a conhece, mas a chia é o mais novo alimento da “moda”. Assim como passou a vez do noni, pholia magra, ração humana, dentre outros, logo vai surgir outro alimento mais “poderoso” e a fama da chia, de combater a obesidade, vai se tornar mínima ou quase inexistente.



A mídia tem mostrado uma gama de reportagens a respeito do seu benefício na redução de peso (promessas de perder até 4 Kg/semana) de forma natural e milagrosa. No entanto, resolvi procurar fontes seguras, ou seja, estudos científicos e encontrei apenas dois estudos americanos tratando do assunto.


O primeiro trata-se de uma revisão em que os autores concluem que existem evidências bem limitadas sobre o benefício da chia no emagrecimento, o outro apresenta um título bem interessante “Chia seed does not promote weight loss or alter disease risk factors in overweight adults” (Sementes de Chia não promove perda de peso ou altera os fatores de risco de doenças em adultos com sobrepeso), a pesquisa foi realizada com seres humanos, os quais ingeriram 50 g/dia de chia durante três meses e nenhum dos participantes apresentaram redução do peso após o estudo. Quero destacar que nesse estudo os autores não deixam claro se os participantes associaram uma dieta equilibrada à ingestão de sementes de chia.



É indiscutível os benefícios da chia para a saúde, a mesma é um alimento riquíssimo em nutrientes, possui todos os aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes, alto teor de fibras solúveis. Contudo, mais pesquisas são necessárias para atribuir a chia à finalidade de enxugar gordurinhas.


Talvez se os pesquisadores do estudo tivessem se utilizado de uma metodologia diferente: associado uma alimentação balanceada, exercício físico e uso de salvia hispânica aos seus participantes, quem sabe teriam obtido resultados positivos quanto ao emagrecimento.



Quero deixar bem claro que a chia, bem como outros alimentos não são fórmulas mágicas para o tratamento da obesidade. A verdade é que não existe fórmula mágica! A redução de peso é possível sim, mas é preciso determinação, muita disciplina, equilíbrio nos hábitos alimentares, bem como inclusão de mudanças na rotina diária e acompanhamento com profissionais habilitados.
Atitude! Isso ninguém pode fazer por você!



Referências:

NIEMAN, D. C., et al. Chia seed weight loss does not promote it or alter disease risk factors in overweight adults. Journal Nutrition, vol. 29, n. 6, p. 414-418, New York, jun. 2009



ULBRICHT C., et al. Chia (Salvia hispanica): a Systematic Review by the natural standard research collaboration. Recent Rev Clin Trials, vol. 4, n.3, p. 168-174 in September 2009.

Lydiane Cristina Rodrigues
Nutricionista e Consultora de Serviços de Alimentação na Alere - Capacitação e Consultoria em Nutrição, blogueira e pesquisadora apaixonada por saúde!!
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER