A modelagem de roupas - História

A modelagem de roupas - História
MODA
A necessidade de proteger o corpo foi um dos fatores que culminou na invenção das vestimentas e consequentemente na busca pelo melhor caimento, proporcionando conforto a quem as utilizassem.


O Período Paleolítico marcou o início das práticas de modelagem de roupas. Nessa época, o homem passou a curtir as peles de animais e a utilizar os ossos mais finos como agulhas, construindo assim proteções contra as condições adversas do ambiente.


A modelagem de roupas teve um salto significativo com a criação do tear, no Período Neolítico, permitindo assim, a manufatura dos tecidos. Diante dos tecidos produzidos, as civilizações antigas passaram a utilizá-los, prendendo-os no corpo com auxílio de cordões, cintos e diversos outros acessórios.


Outro fator marcante na evolução da modelagem de roupas foi a invenção da tesoura no Oriente. A partir daí a modelagem começou a tomar forma, prezando mais pelo estético. As túnicas são os exemplos mais fortes de vestimentas dessa época.


As túnicas com ornamentos marcaram o início do Período Medieval. Esses ornamentos eram formas de demonstrar a condição social na época. Quanto mais pedras, broches, joias e bordados, mais alto era o escalão.


As roupas, a partir daí, começaram a ser modeladas e costuradas no próprio corpo, já que perceberam que assim, o resultado final era mais satisfatório. Surgem nessa época também as associações de artesãos, que passaram a ser os responsáveis pela confecção das roupas. Esses profissionais eram muito valorizados pelas classes mais altas.
No século XV, com o Período Renascentista, houve uma revolução nos processos tecnológicos relacionados à modelagem de roupas. O aumento das fábricas fez com que surgisse a personalização da modelagem e com isso houve o surgimento do conceito de moda e a necessidade da especialização por parte dos alfaiates, para atenderem a demanda crescente. Mesmo diante da simplicidade de seus instrumentos, os alfaiates precisavam ter conhecimentos diversos para garantirem seus clientes.


Diante desses acontecimentos, surge na França, em 1780, a primeira Escola de Moda. A partir daí vários fatores foram responsáveis pela evolução da modelagem de roupas. Dentre eles destacam-se:
• A implantação das tabelas de medidas;
• A utilização da padronização;
A invenção da máquina de costura em 1846, por Elias Howe
• A criação da fita métrica em 1847 por Alexis Lavigne;
A criação do busto manequim em 1849 também por Alexis Lavigne.


Charles Frederick Wort implanta em 1850, na França, a alta costura, que representou o marco da moda, utilizando a modelagem tridimensional, denominada Moulage, para confeccionar suas peças. Nessa técnica, o modelista utiliza o próprio corpo humano como manequim, proporcionando melhor caimento e acabamento às peças.


Nos anos 80 houve uma explosão de novos profissionais e técnicas de modelagem com o objetivo de atender a demanda crescente da indústria do vestuário.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER