Trombose e embolia

Trombose e embolia
MEDICINA

A trombose é a oclusão (bloqueio) de um vaso sanguíneo por coágulos. As veias transportam sangue pobre em oxigênio, de todo o corpo novamente para o coração. Todas as veias da metade inferior do corpo conduzem sangue à veia cava inferior, enquanto que as veias da metade superior conduzem sangue à veia cava superior. Estes dois troncos venosos descarregam na aurícula direita do coração. Daqui, o sangue é bombeado para o ventrículo esquerdo e depois para o pulmão, através da artéria pulmonar. No pulmão, o sangue recebe oxigénio, regressando depois ao lado esquerdo coração (aurícula e ventrículo) pelas veias pulmonares, de onde é bombeado através da aorta para abastecer o corpo de oxigénio.

A oclusão de uma veia na perna provoca uma acumulação. O sangue continua a ser bombeado para a perna através da artéria, mas não pode fluir no sentido contrário através da veia.

Os sintomas típicos de trombose venosa profunda são:

•Inchaço da barriga da perna ou da parte inferior da perna,
•Dor, principalmente quando se transportam pesos,
•Por vezes, uma cor arroxeada,
•Tensão da pele = "pele brilhante",
•Sensibilidade na barriga da perna,
•Sensibilidade nas plantas dos pés.

Nem todos os sintomas têm de estar presentes. Em muitos casos, a trombose venosa profunda provoca apenas sintomas ligeiros, pelo que passa despercebida ao doente e ao médico.

Teoricamente, a trombose pode ocorrer em qualquer veia, por exemplo, no abdómen (trombose venosa mesentérica), no cérebro (trombose da veia sinusal), no braço, etc. Mas a localização mais comum é na perna ou na região pélvica, onde a pressão sanguínea é mais elevada.


O que é embolia?

O trombo (coágulo) que está a obstruir a veia pode soltar-se e deslocar-se através do sistema venoso para a veia cava inferior e, daqui, para o lado direito do coração e para o pulmão. No sistema pulmonar, o lúmen dos vasos sanguíneos torna-se menor, pelo que o trombo pode ficar alojado numa artéria pulmonar, bloqueando a corrente sanguínea e interrompendo a troca de oxigénio na área alimentada pela artéria pulmonar afectada.
Pode acontecer também o sangue subir novamente para o lado direito do coração, provocando uma falha cardíaca induzida por pressão (chamada coração pulmonar agudo).
Uma embolia pulmonar é, portanto, potencialmente perigosa e deve ser evitada.
Quando ocorre uma embolia pulmonar, é feita uma busca da trombose que causou o problema. Geralmente, encontra-se nas pernas ou nas veias pélvicas.

Sintomas de embolia pulmonar:

•Falta de fôlego,
•Dores no peito quando se respira,
•Tosse com sangue,
•Perda da consciência e colapso.

Também na embolia pulmonar, nem todos os sintomas ocorrem simultaneamente; ou os sintomas podem ser muito suaves, dificultando por vezes a formulação de um diagnóstico.

Texto retirado do site: http://www.ismaap.org/347.0.html

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER