Os músculos do pé

Os músculos do pé
MEDICINA
Os músculos do pé podem ser chamados de músculos intrínsecos do pé ou ainda curtos do pé.

Estes se encontram no dorso e planta do pé. No dorso só existem dois músculos intrínsecos, o extensor curto dos dedos e o extensor curto do hálux.
Todos os outros são plantares e são encontrados em camadas.

A fáscia muscular no dorso do pé é bem fina, porém, a fáscia muscular na plantar é bem espessa e resistente, formando a aponeurose plantar.

Esta estrutura é importante na manutenção dos arcos longitudinais do pé e na divisão da musculatura plantar em compartimentos ou camadas.

O extensor curto dos dedos faz parte dos músculos intrínsecos do dorso do pé se encontra superficialmente e látero medial no dorso do pé.

Origina na face superior calcâneo e se inserem nos tendões do músculo extensor longo dos dedos do II ao IV. Apresenta como ação a extensão dos dedos.

O Músculo extensor curto do hálux faz parte dos músculos intrínsecos do dorso do pé. Encontra-se superficial no dorso e medial ao extensor dos dedos do pé.

Origina no calcâneo (face superior) e se insere na falange proximal do hálux. Apresenta como ação o movimento de extensão do hálux, ou melhor, da falange proximal.

Os músculos intrínsecos da planta são divididos em quatro camadas para melhor entendimento e vão da superfície para a profundidade.

Os músculos da 1ª camada (superficial) são o abdutor do hálux, flexor curto dos dedos e o abdutor do V dedo.

O músculo abdutor do hálux se encontra superficialmente na planta do pé e mais medial em relação ao outros.

Origina no calcâneo (medialmente) e se insere na falange proximal (medialmente) do hálux. Apresenta como ação a abdução do hálux (afasta o hálux da linha média) e flexão do hálux.

O músculo flexor curto dos dedos encontra-se lateral ao músculo abdutor do hálux. Origina no calcâneo medialmente e se insere por quatro tendões nas falanges médias dos dedos II ao V. Apresenta como ação a flexão dos dedos.

O músculo abdutor do V dedo se encontra lateralmente na planta do pé. Origina no calcâneo (medial e lateral) e se insere na falange proximal (lateral) do V. Apresenta como ação a abdução do V dedo e flexão do V dedo.

Os músculos da 2ª camada são flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux, quadrado plantar e lumbricais. Lembre-se que os dois primeiros músculos da 2ª camada já foram estudados, por isso mencionaremos apenas os dois últimos.

O músculo quadrado plantar encontra posterior ao músculo flexor curto dos dedos. Origina por duas cabeças (medial e lateral) no calcâneo. Insere no tendão do músculo flexor longo dos dedos. Apresenta como ação auxilia o flexor longo dos dedos.

Os músculos lumbricais se encontram posterior ao músculo flexor curto dos dedos. Origina ao lado do flexor longo dos dedos (II ao V). Insere nas falanges proximais (medialmente) dos respectivos dedos. Apresenta como ação auxiliar o flexor longo dos dedos.

Os músculos da 3ª camada são flexor curto do hálux, adutor do hálux e o flexor curto do V dedo.

O músculo flexor curto do hálux encontra-se posterior ao tendão do flexor longo do hálux e apresenta duas cabeças (medial e lateral). Origina no osso cubóide e nos dois cuneiformes laterais. Insere na falange proximal do hálux. Apresentam como ação a flexão do hálux.

O músculo adutor do hálux se encontra lateral ao flexor curto do hálux. Apresenta duas cabeças (obliqua e transversa). Origina no ligamento plantar longo e cápsula articular das metatarsofalângianas respectivamente. Insere no músculo flexor curto e longo do hálux respectivamente. Apresenta como ação a adução do hálux.

O músculo flexor curto do V dedo encontra-se lateralmente na camada. Origina no V metatarso (base) e ligamento plantar longo. Insere na falange proximal (base) do V dedo. Apresenta como ação a flexão do V dedo.

Para finalizarmos o assunto sobre músculos do pé, iremos neste momento estudar a 4ª e última camada dos músculos intrínsecos do pé.

Estes são músculo interósseos plantar e dorsal, tendão do tibial posterior e fibular longo, sendo que, estes dois últimos já foram mencionados anteriormente.

Os músculos interósseos plantares se encontram medialmente ao flexor curto do V dedo e são compostos por três partes. Originam na base do III ao V metatarso (medial).

Inserem na falange proximal (medial) da III ao V. Apresentam como ação a flexão e adução das articulações metatarsofalângianas.
Os músculos interósseos dorsais se encontram profundamente a todos os músculos mencionados.

Originam na diáfise dos ossos metatarsos. Inserem nas falanges proximais dos dedos II a IV. Apresentam como ação a flexão e abdução das metatarsofalângianas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER