Origem do Programa 5S s

Origem do Programa 5S s
ADMINISTRACAO
O Programa 5 S’s tem sua origem no Japão, quando em Maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresenta um método para combater o desperdício, e ajudar o país destroçado pela guerra, e sem recursos naturais.


O programa 5S’s tem como base à prática milenar de princípios educacionais, que os pais ensinam a seus filhos, e que os acompanham até a fase adulta, que são:
• Higiene;
• Segurança;
• Bem estar;
• Sensatez;
• Respeito ao próximo.


Depois de ocidentalizada, esta técnica foi difundida e aplicada em diversas empresas de manufatura, tendo como objetivo a melhoria do ambiente de trabalho no “chão de fábrica”. No fim da década de 60, o estilo japonês de administração passou a ser adotado por Organizações no mundo inteiro, juntamente com as técnicas do TQC (Total Quality Control), que chegaram ao Brasil no início dos anos 80, com o nome de Qualidade Total.


O Programa 5S´s é considerado pelas indústrias japonesas, como sendo o fator básico para que as técnicas do TQC tivessem chances de serem bem sucedidas, e recebeu esta denominação como uma analogia à letra inicial dos cinco princípios adotados que são:
Seiri: utilização
Seiton: organização
Seiso: limpeza
Seiketsu: conservação
Shitsuke: disciplina Na interpretação dos ideogramas que representam as palavras do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês. Como você pode perceber, todas as palavras apresentadas em japonês iniciam com a letra S, por isso o nome do Programa 5S’s. Ao se traduzir as palavras japonesas para o português não foi possível manter a mesma terminologia com termos que iniciassem com a letra S. Desta forma, no Brasil foi acrescentado o termo “senso de” antes de cada palavra para manter a denominação original do programa.


Dependendo da bibliografia utilizada a denominação dos sensos pode variar, por exemplo, para alguns autores o senso de Utilização também pode ser aplicado com os termos Arrumação, Organização ou Seleção, o senso de Organização pode ser denominado de Sistematização ou Classificação, o senso de Limpeza pode ser chamado de Zelo, o senso de Conservação também é utilizado com os termos de Asseio, Higiene, Saúde e Integridade e, por fim, o senso de Disciplina, para alguns autores, também pode ser reconhecido como Autodisciplina, Educação e Compromisso. Os termos utilizados neste curso são os mais difundidos e os que melhor representam a essência do modelo Japonês.


Algumas empresas utilizam conceitos adicionais que complementam o entendimento do Programa 5S’s e incorporam outros sensos que podem ser absorvidos pelos 5 sensos originais, incluindo itens de verificação e orientações relacionadas à treinamentos e desenvolvimentos, meio ambiente, ética, dedicação, comprometimento, procedimentos, trabalho em equipe, motivação, entre outros.


O Programa 5S’s é uma importante ferramenta de gestão que pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do país onde se encontra ou porte e característica. Além disso, pode ser aplicado em sua vida pessoal, pois em sua essência são adotadas práticas que objetivam o bem-estar, ética, respeito e saúde e segurança.


Grandes empresas no Brasil e no mundo, estão utilizando esta prática, como recurso fundamental para a preparação do ambiente para a implantação da qualidade total. Atualmente o Programa deixou de ser visto como uma ferramenta direcionada exclusivamente para melhoria de ambientes fabris, e está sendo implementado também em áreas administrativas e empresas de serviço.

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER