Manifestações Clínicas e Laboratoriais

Manifestações Clínicas e Laboratoriais
MEDICINA

Comumente os sintomas clínicos da anemia falciforme se evidenciam na 2ª metade do primeiro ano de vida, uma vez que no período intra-uterino e pós-natal a presença de hemoglobina fetal, que persiste geralmente até 6 meses, mascara o quadro clínico.

Apesar do avanço no esclarecimento da fisiopatologia da doença falciforme, ainda não existe uma boa explicação para a variabilidade clínica na doença. O curso clínico mais benigno parece estar relacionado à quantidade de hemoglobina fetal e isto se deve ao efeito inibidor desta sobre a falcização. Outras variantes também estão envolvidas como o sexo, os haplótipos, idade, fatores constitucionais nutricionais e de higiene.

A anemia falciforme é geralmente percebida em crianças quando apresenta na maioria dos casos irritabilidade, dor nas articulações. Além da característica síndrome de mão-pé ou dactilite que é a inflamação dolorosa do dorso das mãos e dos pés, mais freqüentes temos as crises dolorosas, a anemia, febre, acidente vascular cerebral, úlceras de pernas entre outros.

Manifestações clínicas da anemia falciforme:
Anemia:
Anemia hemolítica grave (Ht = 23% e Hb entre 7 e 8 g/dl)
Anemia normocítica e normocrômica com anisocitose, poiquilocitose e hemácias em foice (drepanócitos).
Reticulocitos
Microinfartos ósseos e articulares com necrose

Manifestações neurológicas:
Cegueira por infarto nos lobos occipitais.
Manifestações cutâneas:
Úlceras de pernas, sendo mais comuns em regiões tropicais.

Manifestações do sistema geniturinário:
Menor capacidade de concentrar a urina, hematúria, infecções urinárias.

Manifestações imunológicas:
Aumento da suscetibilidade a infecções, onde os sítios mais acometidos são os pulmões, trato geniturinário, ossos e articulações.
Métodos Laboratoriais para o diagnóstico:

Diagnóstico diferencial baseia-se em:
Eletroforese de Hb em pH alcalino e ácido para detectar HbS.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER