Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)

Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
MEDICINA

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é uma doença linfoproliferativa clonal de apresentação heterogênea. É a forma mais comum de leucemia em adultos, rara antes dos 50 anos e de etiologia desconhecida.

Os sintomas da LLC desenvolvem-se gradualmente. Grande parte dos pacientes são assintomáticos ou apresentam sintomas constitucionais (cansaço, perda de peso, quadros infecciosos). Também podem apresentar linfonodomegalia, hepatomegalia e esplenomegalia devido à invasão das células doentes nesses órgãos. Deficiência imune e autoimunidade são características intrínsecas da LLC. A imunodeficiência é caracterizada por uma hipogamaglobulinemia progressiva, que piora com a evolução doença, eventualmente associada a um grau de imunodeficiência celular. Assim, estes pacientes apresentam uma maior susceptibilidade a infecções oportunistas.

O diagnóstico da LLC é feito por meio de hemograma, e para confirmação é realizado mielograma ou biopsia de medula óssea. È esperado: Linfocitose (linfócitos > 5000), comum acima de 20mil; MO infiltrada; Anemia; Plaquetopenia; Coombs direto + 10%; Imunofenotipagem a célula B é a mais comum.

O tratamento da LLC é baseado no Sistema de Binet (estadiamento): A- < 3 áreas linfóides acometidas: não tratar, só observar; B- 3 ou mais áreas acometidas tratar somente se tiver sintomas; C- Hb <10,0 ou plaquetas < 100.000, independente das áreas linfóide tratar sempre. O tratamento mais comum é a quimioterapia e imunoterapia com anticorpo monoclonal e a sobrevida é variável.


Referências:

PAULA, Erich V. de et al . Múltiplas infecções oportunistas em um paciente com leucemia linfocítica crônica tratado com cladribina.
 Rev. Bras. Hematol. Hemoter.,  São José do Rio Preto ,  v. 22, n. 3, Dec.  2000.

YAMAMOTO, Mihoko; FIGUEIREDO, Vera L. P.. Epidemiologia da leucemia linfocítica crônica e leucemia linfocítica crônica familiar.
 Rev. Bras. Hematol. Hemoter.,  São José do Rio Preto ,  v. 27, n. 4, Dec.  2005 . 

Daniel Corradi Carregal
Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena FAME-FUNJOB. Monitor Introdução a Prática Medica 2012-2012 Técnica Cirúrgica 2011-2012,Iniciação Científica I 2012-2012 e Iniciação Científica II 2012-2012 da Faculdade de Medicina de Barbacena. Membro integrante e efetivo da Liga Acadêmica de Psiquiatria LAPSI-FAME 2010-2013. http://lattes.cnpq.br/4147348357058748
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER