Eixos do corpo humano e seus termos de posição e direção

Eixos do corpo humano e seus termos de posição e direção
MEDICINA

São linhas também imaginárias traçadas no indivíduo dentro do sólido geométrico. São sempre perpendiculares ao plano.

Os eixos associados com os planos irão gerar movimentos no indivíduo. Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior).

O eixo longitudinal ou crânio caudal une o centro do plano cranial ao centro do plano podálico.

O eixo transversal ou láterolateral une o centro do plano lateral direito ao centro do lateral esquerdo e vice-versa. Veja o modelo.

Termos de posição e direção

São termos usados para descrever a relação entre as partes do corpo ou comparação da posição relativa de duas estruturas. Alguns termos são específicos para comparações feitas na posição anatômica ou em relação aos planos anatômicos. Veja os termos mais usados:

Antes, lembre-se da posição anatômica do indivíduo e das estruturas.

Superior refere a uma estrutura mais superior a outra estrutura ou próxima do crânio.

Inferior refere a uma estrutura mais inferior a outra estrutura ou próxima da planta do pé. Leia o exemplo: Os olhos são mais superiores em relação à boca. A boca é mais inferior em relação aos olhos.

Cranial significa que esta relacionada ao crânio, em direção a cabeça ou ao crânio e indica direção.

Caudal significa que esta relacionada aos pés ou cauda, em direção aos pés ou a cauda e indica também direção. Veja o exemplo: Leve suas mãos em direção à cabeça (cranial). Leve suas mãos em direção aos pés (caudal).

Posterior ou dorsal significa a superfície posterior do corpo ou mais perto do dorso.

Anterior ou ventral significa a superfície anterior do corpo ou mais perto do ventre. Veja o exemplo: os dedos dos pés estão mais anteriores que o tornozelo. Já o tornozelo se encontra mais posterior que os dedos dos pés.

Medial é usado para indicar que uma estrutura esta mais perto do plano mediano do corpo, sendo que, este plano passa no centro de todo o corpo.

Lateral indica que uma estrutura esta mais longe do plano mediano. Veja o exemplo: O polegar (10 dedo da mão) é mais lateral em relação aos outros dedos. O 50 dedo é medial em relação aos outros. Lembre-se da posição anatômica.

Dorso refere à superfície superior de qualquer parte do corpo, como o dorso da língua, do pé, nariz, pênis e a superfície posterior da mão. Já palma é a superfície anterior da mão. A planta do pé é a base ou face inferior do pé oposta ao dorso.

Os termos superficial, intermédio e profundo descrevem a posição de uma estrutura em relação à superfície do corpo e a relação entre uma estrutura e outra subjacente (abaixo) ou sobrejacente (acima). Exemplo: o coração é intermediário em relação à coluna vertebral e ao músculo peitoral. O peitoral é mais superficial em relação ao coração. A coluna vertebral é mais profunda em relação ao coração.

Externo significa fora ou distante do centro de um órgão ou cavidade. Interno significa dentro ou próximo do centro. Exemplo: Os olhos encontram mais externamente que o cérebro e o cérebro mais internamente que os olhos.

E para terminarmos esse assunto de posição e direção, os termos proximais e distais são usados respectivamente, ao comparar posições mais próximas ou distantes de um membro ou parte central de uma estrutura.

Veja o exemplo: O cotovelo é mais proximal ao ombro que o punho. Já o punho é mais distal ao ombro em relação ao cotovelo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Anatomia Humana.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER