Doenças Ginecológicas

Doenças Ginecológicas
MEDICINA
As doenças ginecológicas são aquelas que acometem o sistema reprodutor feminino, ou seja, os órgãos ginecológicos e causam sintomas como: ciclos menstruais irregulares, coágulos com a menstruação, cólicas menstruais, mudanças importantes no estado de humor antes ou durante o período menstrual, dor pélvica, dor durante as relações sexuais, hemorragias genitais anormais, inflamação abdominal, baixa esterilidade, náuseas, vômito ou enjoo quando vai chegar o período menstrual.

É importante lembrar também que muitas doenças ginecológicas não causam sintomas específicos e, muitas vezes, são sintomas brandos e as pacientes acabam se acostumando, prejudicando, assim, o diagnóstico e o tratamento das doenças.

A automedicação também é um fator que interfere na identificação e diagnóstico das doenças ginecológicas, pois as mulheres acabam mascarando os sinais e sintomas, interferindo diretamente na evolução do quadro clínico.

Outra questão são os sintomas semelhantes a outras patologias como, por exemplo, as dores lombares, doenças infecciosas e parasitárias, tratados como medicamentos para esses fins, impedindo um diagnóstico correto da doença.

Independente da idade da mulher, a prevenção ainda é o melhor tratamento para as doenças ginecológicas. Portanto, desde cedo as mulheres devem ser orientadas para que, no futuro, não seja necessário tratamentos mais agressivos.

Alisson Daniel Fernandes da Silva
Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER