Definição dos casos de AIDS

Definição dos casos de AIDS
MEDICINA

Definição de caso de AIDS em adultos (13 anos ou mais)

-Teste de triagem para a detecção de anticorpos anti-HIV: são utilizadas varias gerações de ensaios por imunoabsorbância utilizando-se de enzimas; ensaio imunoenzimático (com micropartículas e quimioluminiscência);

-Teste confirmatório: imunoflorência indireta, imunoblot, Western-Blot (que é um método mais especifico reagido de forma diferente à presença de anticorpos); teste de ampliação de ácidos nucléicos (reação decadeia da polimerase PCR) e a ampliação seqüencial de ácidos nucléicos;

-Doenças indicativas de AIDS: Câncer cervical invasivo, candidose de esôfago, traqueia, brônquios ou pulmões; citomegalovirus, criptococose extrapulmonar; criptosporidiase intestinal crônica; herpes simples; hiptoplasmose disseminada, leucoencefalopatia multifocal; linfomas; micobacteriose, sepse recorrente por Salmonella e toxoplasmose cerebral, dentre outras; (Fonte: Ministério da Saúde, 2005).

Definição de caso de AIDS em crianças (menores de 13 anos)

Doenças, sinais e sintomas - de caráter leve - aumento crônico de parótida, dermatite persitente; esplenomegalia, hepatomegalia, linfodenopatia e infecções persistentes ou recorrentes infecçõesda vias áreas superiores; -de caráter moderado - anemia (mais de 30 dias); candidose oral resistente a tratamento; diarreia persistente e crônica; febre (mais de 1 mês); hepatite, herpes simples, herpes zoster; infecções com citomegalovirus antes de 1 mês de idade, meningite, miocardiopatia, nefropatia, toxoplasmose, tuberculose, dentre outros.

De Caráter grave - candidose de esôfago, traquéia, brônquios e pulmões, encefalopatia, herpes simples nos pulmões, histoplasmose disseminada, leucoencefalopatia, linfoma, Sarcoma de Kaposi, sepse de corrente de Salmonella Para Crianças com mais de 2 anos os teste objetivam detectar os anticorpos anti-HIV. Os menores de 2 anos, considerando a possibilidade de anticorpos maternos, os testes objetivam a detecção de RNA, DNA viral ou cultura do vírus positiva.

As crianças que não estejam sendo amamentadas pela mãe HIV positivas, pode ser excluídas da infecção, devendo desta forma a amamentação ser excluída independente do período, um vez que a exposição levara a novamente a uma rotina de diagnóstico da doença (MINISTERIO DA SAÚDE, 2005).

Notificação

De acordo com a Portaria nº 2325 / GM, de 8 de dezembro de 2003, surgiu a regulamentação da notificação de doenças compulsória dentre elas a AIDS. Os casos confirmados de AIDS, deverão ser notificados e feito pelo preenchimento e envio da ficha de investigação Epidemiológica disponível no SINAN, que deve ser preenchida pelo médico ou outro profissional de saúde capacitado.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER