Componentes anatômicos dos músculos estriados esqueléticos

Componentes anatômicos dos músculos estriados esqueléticos
MEDICINA
Todos os músculos esqueléticos, em geral chamados apenas de “músculos”, têm porções carnosas, avermelhadas e contráteis (um ou mais ventres musculares ou cabeças) formadas por músculo estriado esquelético.

Alguns músculos são carnosos em toda a sua extensão, mas a maioria também tem porções brancas não contráteis (tendões), compostas principalmente de feixes colágenos que garantem um meio de inserção.

Ao se referir ao comprimento muscular, são incluído o ventre e os tendões. Um músculo esquelético típico possui uma porção média ou central e extremidades.

A porção média é o ventre muscular (vulgarmente chamado carne) onde há predomínio de fibras musculares, sendo a parte ativa ou contrátil do músculo.

As extremidades são cilíndricas ou em forma de fita, chamadas de tendões. Quando as extremidades são laminares recebem o nome de aponeurose.

Os tendões e a aponeurose são esbranquiçados e brilhantes, resistentes e inelásticos, constituído de tecido conjuntivo denso rico em fibras colágenas.

Estas estruturas servem para prender o músculo ao esqueleto.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER