Como Ter Saúde Física?

Como Ter Saúde Física?
MEDICINA

A saúde física diz respeito à condição geral do corpo em relação a doenças e ao vigor físico. A pessoa saudável é aquela que não tem doenças e cujo metabolismo se encontra em bom funcionamento.

Existem alguns fatores que influenciam a saúde de um indivíduo, como uma infância saudável, status social, gênero, cultura, educação, genética, como também os ambientes que frequenta e as condições de seu trabalho. As necessidades mais importantes do corpo são: sol, água, alimentos, exercícios, repouso e higiene. A saúde física enfraquece quando algumas dessas necessidades não são atendidas.

Sendo o ser humano constituído por corpo e mente o adoecimento físico também é "favorecido" quando não se está plenamente satisfeito emocionalmente: stress, tristeza, insegurança, raiva, ansiedade são sentimentos prejudiciais para a saúde mental e física.

Pessoas com a saúde física debilitada geralmente possuem maus hábitos, como fumar e cometer excessos com bebidas alcóolicas ou mesmo com gorduras e açúcar. A saúde pode ser cultivada com a troca de hábitos ruins por bons. Caminhar, por exemplo, é uma atividade simples que, além de exercitar o corpo, combate o colesterol ruim, estimula a capacidade cardiorrespiratória, estimula a circulação sanguínea e controla doenças como diabetes e hipertensão.

Mesmo sem praticar exercícios, nunca é demais beber água; a cada dia, perdemos 237 ml de água expirando, e 1,4L urinando. Precisamos constantemente repor o líquido em nosso corpo para lubrificar articulações e eliminar resíduos diminuindo a sobrecarga do fígado e dos rins. Mas não só de água vive o Homem, e uma dieta balanceada comprova que a frase "somos o que comemos" é verídica. Refeições saudáveis vêm geralmente acompanhadas de frutas, verduras e cereais integrais, e o corpo agradece a quantidade de fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas ingeridas.

A substituição de refrigerantes por sucos naturais é outra atitude altamente benéfica para a saúde. A cafeína, substância presente no café e em alguns refrigerantes, atua no sistema nervoso central exercendo um efeito estimulante no ser humano. O seu consumo frequente pode provocar dependência moderada e a sua interrupção brusca acarreta em dores de cabeça, sonolência, náuseas e vômitos. Quando se está sonolento, o mais recomendável ainda é evitar o consumo de tais substâncias e simplesmente repousar. A privação do sono causa deficiências no desempenho cognitivo e, a longo prazo, envelhecimento precoce. Portanto, para uma boa saúde física, é crucial fazer uma análise nos próprios hábitos e verificar se nossas necessidades corporais estão sendo atendidas.

Tulio Carreira
Estudante de Ciência & Tecnologia e Engenharia de Gestão na Universidade Federal do ABC e formado em Telemática pelo CEAP, já atuou no mercado como Analista de Sistemas, tendo também trabalhado no setor administrativo de instituições educacionais. Me encontre em: http://http://www.getninjas.com.br/producao-e-revisao-de-textos--2
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER