A importância da epidemiologia para o SUS (Sistema Único de Saúde)

A importância da epidemiologia para o SUS (Sistema Único de Saúde)
MEDICINA
A epidemiologia é uma das áreas fundamentais na elaboração das estratégias públicas de combate e prevenção às patologias que acometem a sociedade brasileira. O processo de reformulação institucional no qual o SUS tem passado nos últimos anos necessariamente deve dispor de estatísticas epidemiológicas que permitam a descentralização dos serviços e consequentemente uma abordagem mais efetiva junto à comunidade.


Os dados que a epidemiologia oferece ao SUS são de extrema importância dentro das políticas de saúde descentralizadas, uma vez que as estatísticas locais permitem identificar populações e fatores de risco e combatê-los de maneira mais efetiva. Por exemplo, a pulverização de inseticidas contra mosquitos da dengue é conveniente apenas em regiões com altos índices pluviométricos e de clima quente, esses dados porém, são levantados apenas com dados locais.


Identifica-se também a insuficiência de levantamentos epidemiológicos importantes para o SUS como, mortes maternas e infantis, acidentes de trabalho e doenças profissionais. A ausência desses dados acaba comprometendo o investimento em inúmeras áreas, pois sem esses dados é difícil elaborar uma estratégia de combate e prevenção adequada o que acaba gerando a restrição da verba.


É de suma importância que sejam investidos mais recursos e capital humano na área epidemiológica, o levantamento de dados precisos e integração desses dados de maneira funcional é o melhor caminho na construção de um sistema de saúde eficiente. A intersetorialização deve ocorrer em conjunto com o desenvolvimento científico e de pesquisa da epidemiologia.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER