Posição anatômica do corpo humano

Posição anatômica do corpo humano
MEDICINA-ALTERNATIVA

A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.

Para descrever a posição anatômica, o individuo deverá estar em posição ortostática, ou seja, em pé, face voltada para frente, membros superiores e inferiores estendidos, palmas das mãos voltadas para frente, assim como os dedos dos pés.

Em principio você irá colocar o paciente nesta posição para facilitar, mas com o passar do tempo, você irá se acostumar e irá colocá-lo, mentalmente.

Algumas nomenclaturas interessantes:

a)Decúbito: posição.
b)Decúbito ventral: ventre, ou seja, de barriga para baixo.
c) Decúbito dorsal: sobre o dorso, costas para baixo, ou se preferirem, barriga para cima.
d)Decúbito lateral: deitado de lado.

Para podermos delimitar o corpo, usamos secções imaginárias. Essas secções, nada mais são que planos.

1. Plano mediano: como próprio nome sugere, é o que divide o corpo ao meio, a parte direita e a parte esquerda.
2. Plano Sagital: ao termos o plano mediano, fazemos um paralelo a ele e temos um plano sagital. Ou seja, ele é qualquer parte paralela ao mediano.
3. Plano Frontal: divide o corpo em parte ventral ou dorsal. Para facilitar, poderemos utilizar como sinônimos, a parte anterior (ventre ou barriga, para lembrarmos) e posterior (dorsal ou de costas).
4. Plano transversal: divide em partes superiores e inferiores. Se quisermos utilizar o tronco, poderemos dizer caudal ou cranial. Quando falamos em membros, poderemos utilizar o distal para proximal.

Ao descrever, é necessário que se descreva em relação céfalo-caudal, ou seja, da cabeça aos pés. E ao se referir em posição distal para proximal, se referimos ao dedo para o ombro.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Anatomia Humana e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER