O Sativex® e seus Nabiximols - Você sabe lá o que é isso!?

O Sativex® e seus Nabiximols - Você sabe lá o que é isso!?
MEDICINA-ALTERNATIVA

A partir de plantações de Cannabis no Sul da Inglaterra, em 1998, o Sativex®, produzido pela GW Pharmaceuticals e distribuído pela Bayer, foi lançado no Canadá, em 2005. Primeiro medicamento legal de Cannabis do mundo, o Sativex® é composto, basicamente, de dois canabinóides: o delta9-tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), na proporção de 1 : 1. Apresentado na forma de um spray bucal, tem a absorção semelhante à inalação através do fumo, estando indicado  para o tratamento de sintomas de esclerose múltipla (EM).

Sua chegada foi bastante comemorada por todos aqueles que sempre acreditaram na eficácia e no potencial da Cannabis Medicinal. Veja o que dizia o Dr. Geoffrey Guy, fundador e presidente-executivo da GW Pharmaceuticals:

"A maioria das pessoas em nossa indústria disse que era impossível transformar maconha em um medicamento de prescrição. Nós tivemos que reescrever o livro de regras. Temos a primeira aprovação de uma droga de extrato da planta da história moderna. Ela tem 420 moléculas, enquanto que todas as outras drogas têm apenas um."

“Quanto mais aprendo sobre esta planta, mais fascinado fico.”

Contudo, desde o primeiro momento, era olhado com desconfiança e desdém pelas forças de repressão à maconha. Sobretudo, na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde a maconha é classificada como uma substância da Classe I: que não tem aceitação para uso médico. E os canabinóides tolerados no mercado (Marinol, Nabilone, etc.) são sintéticos.

Com o passar do tempo, novos testes comprovaram a eficácia do Sativex® no tratamento de pacientes de câncer e AIDS, aliviando as dores crônicas, náuseas e a anorexia àquelas doenças associada. Mas no meio do caminho tinha uma pedra: a proibição!

Então, na hora do “pega pra capar”, para não correr o risco de perder seus milhões de Libras investidos, assim como Pedro traiu Jesus; e a Associação Médica Americana - AMA cedeu à pressão de Anslinger - o primeiro “Czar das Drogas”- nos anos 40, o Dr. Geoffrey Guy passou a dizer que o Sativex® não é maconha, não é Cannabis: é Nabiximols*!

– Você sabe lá o que é isso!? 

Desse modo, com uma “mãozinha” da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MRHA), o GW Pharmaceuticals conseguiu licenciar o Sativex® (Nabiximols) no Reino Unido em junho de 2010, e recebeu autorização para testes nos Estados Unidos para tratamento em casos de câncer avançado, sob o NCT01337089 http://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01337089.

E viva a HIPOCRISIA!

* WHO Drug Information Vol 23, No. 3, 2009 (nabiximols N02BG10 )

Ubirajara Ferreira Solano Ramos
Ubirajara [Ferreira Solano] Ramos (1949), nasceu e vive no Recife. Bacharel em Comunicação Social pela UNICAP, com Curso de Extensão em Auditoria Contábil pela UFPE, é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, pesquisador independente e autor do livro TÁ TODO O MUNDO ENGANADO! - Sobre a Maconha e a Política de Guerra às Drogas Mundial.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER