Ligamentos

Ligamentos
MEDICINA-ALTERNATIVA
A função dos ligamentos é limitar o movimento e proteger as estruturas articulares. Os ligamentos só limitam os movimentos no final da ADM, mas são ricos em mecanorreceptores, e participam da coordenação do movimento e postura.

Ligamentos multissegmentares


Formados pelo ligamento longitudinal anterior, lig. Longitudinal posterior e lig. supraespinhoso.

- Ligamento longitudinal anterior: É o ligamento mais forte do corpo. Corre ao longo da superfície anterolateral da coluna. Insere sobre os corpos vertebrais e discos intervertebrais, sendo mais espesso na frente dos discos. Apresenta abundante suprimento nervoso e vascular.

- Ligamento longitudinal posterior: Situado no canal vertebral. É mais estreito nos corpos vertebrais e se insere somente sobre os discos. Não se insere sobre os corpos para permitir a entrada de vasos sanguíneos e linfáticos para os corpos. As expansões laterais são mais finas que a porção central. Isso explica porque a maioria das protrusões discais são laterais. É muito fino nos dois últimos segmentos lombares.

- Ligamento supraespinhoso: É formado por fascículos delgados que correm sobre os processos espinhosos da coluna e pequenos fascículos que unem os processos espinhosos entre si. Não ocorre nos dois últimos níveis lombares, colaborando para que esses sejam pontos débeis. Limita a flexão anterior e a rotação.

Ligamentos segmentares


Formados pelo ligamento interespinhoso, lig. Amarelo, lig. intertransverso, lig. iliolombar (lombossacro).

- Ligamento interespinhoso: Inicia na porção superior de um processo espinhoso e vai até a porção inferior do processo espinhoso imediatamente acima.

- Ligamento amarelo: Devido à sua posição, serve de parede posterior para o canal vertebral. Sua função se deve à sua estrutura elástica. Permite grande movimento em flexão anterior. Suas fibras se alongam em 50 a 70%.
- Ligamento intertransverso: Situa-se entre os processos transversos adjacentes. São bem desenvolvidos na região lombar, limitando a rotação e a flexão lateral.

- Ligamento iliolombar: Em homens, vai desde o processo transverso de L5, lateralmente, até a face superior da articulação sacroilíaca e ilíaco. É uma estrutura muito forte. Em mulheres, parte de L4, o que pode resultar em melhor estabilidade.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER