Benefícios da música para a saúde

Benefícios da música para a saúde
MEDICINA-ALTERNATIVA
A música envolve a nossas vidas desde a infância. As crianças adoram ouvir música e cantar. Ainda no ventre materno, os bebês são estimulados ao ouvir sons musicais. Estudos comprovam que a música exerce poder sobre a cura e a manutenção da saúde e também pode ser usada como coadjuvante no tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência mental. Crianças com dificuldades de aprendizado, idosos portadores de Alzheimer, entre outros problemas.

O ato de cantar leva a sensação de prazer e bem-estar, por isso a importância de ser usado como terapia. De acordo com Stephen Chun-Tao Cheng em sua obra "O Tao da Voz", ao cantar com uma voz expressiva e bem produzida, são criadas vibrações emocionais e sonoras que podem elevar o espírito, expandir a mente e fazer você se sentir além do seu ser. Há liberação das tensões nervosas e produção de energia. Isso leva a paz interior e alívio da sensação de carregar o mundo nas costas.

Um estudo, da Stanford University (Califórnia, Estados Unidos), comprova que a música ajuda a melhorar a capacidade do cérebro em distinguir entre sons que mudam rapidamente. Isto é a chave para compreender e utilizar a linguagem. Isto também confirma a noção de que o cérebro não é um órgão imutável, mas adaptável, o que significa que, com treino adequado, as pessoas podem melhorar a sua agilidade mental.

A música também é usada na terapia bioenergética. De acordo com esta teoria, sentimentos reprimidos, ansiedade, estresse e fadiga mental acabam se refletindo no corpo físico através de dores musculares. Estes problemas podem ser aliviados a través da liberação da tensão emocional e muscular, que pode realizada através do canto.

Segundo o psiquiatra John M Bellis, o uso do corpo como instrumento vê o uso da voz como recurso para olhar para dentro de nós mesmos e assim levar a liberação das tensões existentes. Nossa voz é produzida pelas pregas vocais, mas elas não são as únicas responsáveis pelo som.

É preciso um bom apoio respiratório, para que elas vibrem perfeitamente, tenham adução e apoio relacionado ao som. Esse apoio está no trabalho de ressonância e articulação. A ressonância é a propagação vibratória do som e é a base para o processo de cura através da música. Como nosso corpo é formado por grande quantidade de água, a condução sonora é favorecida. As ondas sonoras penetram o nosso corpo e as vibrações produzidas ativam o sistema nervoso simpático que aciona as células vivas e levam a um equilíbrio e a regulação da saúde.

Alessandra Maróstica de Freitas
Fisioterapeuta formada em julho de 1999 pela UniABC, especialista em Gestão Empresarial pela UNINOVE e especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pelo setor de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP/EPM. Atua nas áreas: Fisioterapia Preventiva, RPG e Disfunções Temporomandibulares - DTM.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER