Saiba mais sobre o Endomarketing

Saiba mais sobre o Endomarketing
MARKETING
Olá,

É com muita honra que aceito o convite do Portal Educação para escrever sobre temas que me agradam tanto: Comunicação e Marketing. Vou procurar sempre escrever de uma forma mais agradável (não tanto formal) que seja mais fácil de ler. Obrigado!
_

O Endormarketing está cada vez mais presente em grandes e médias empresas (posso até arriscar a dizer que nas pequenas). Mas você já se perguntou o porquê disso?

A resposta é simples: Um colaborador/funcionário que conhece bem o produto que está vendendo e sabe do compromisso da empresa em que trabalha, não só com o cliente, mas com ele mesmo, sabe vender e é mais feliz!

Acredite, o primeiro cliente a comprar o seu produto é o seu próprio colaborador.
No mercado, você precisa de grandes aliados para manter-se posicionado e vender seu produto (seja ele qual for). E não existe aliado melhor, que o seu colaborador.

Uma das ferramentas de trabalho do Endormarketing que é muito bacana hoje e faz muito sucesso em grandes empresas é a Intranet. Nela, o Colaborador pode ficar sabendo sobre tudo o que a empresa está fazendo e quais são os planos da mesma na sociedade e para seus clientes.

A Intranet, para quem não conhece, é como se fosse uma Rede Social onde todos os funcionários de uma determinada empresa (que tem acesso a um computador) fazem seu login e a primeira página que abrem em seu navegador é ela (essa é a melhor maneira de impactar o seu funcionário, logo no primeiro clique, na primeira página). Uma maneira muito interessante de mostrar como a empresa está agindo.

Outras mídias indoor, também podem ser usadas dentro das dependências dessas empresas. Um exemplo para que sejam utilizadas são campanhas de conscientização de algum tema decorrente na sua região, que a empresa está envolvida e pede a opinião de seus funcionários.

[...] um instrumento que auxilia as empresas na satisfação das necessidades de seus clientes, criando condições para existir motivação para que as pessoas do lado de fora da empresa (ambiente externo) comprem certo produto ou serviço. Então, se o Marketing proporciona essa condição externamente pode também proporcionar condições para existir motivação para as pessoas do lado de dentro da empresa (ambiente interno). Essa ‘motivação’ se dará através do suprimento de suas próprias necessidades, pois ambos estão necessitando de algo e ambos oferecem alguma coisa em troca (DALPIAZ, 2002, p. 18).

Considerando o Endomarketing uma ferramenta de trabalho interna, se bem direcionado, você poderá obter muitos resultados.

Elton Gonçalves dos Santos
Elton Ricci, Publicitário, 23 anos. Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande (Unidade I - Antiga Unaes). Atualmente trabalha no Setor de Relacionamento e Atendimento On line do Grupo Plaenge.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER