A importância das fotografias

A importância das fotografias
MARKETING
Com os dias passando mais rápido, e com tanta coisa acontecendo, a maioria das pessoas não compreende a importância que têm as fotografias. O primeiro registro sobre a fotografia foi em 1826 quando o químico francês Joseph Nicéphore Niépce conseguiu fazer a primeira foto de que se têm notícias. E desde lá muitos foram os estudiosos, artistas e teóricos que fizeram um estudo referente à imagem que se constrói a partir de um olhar do fotógrafo. Assim, houve no mundo uma ruptura após o advento da fotografia.

Ao olharmos as fotografias antigas de nossos avós, vimos que esses tem um álbum que representa toda a sua vida. Antigamente, para tirar uma foto com toda a família era chamado alguém que vinha de outra cidade, era marcado um dia e horário e o registro ficava para sempre. Tirar foto era algo caro naquela época. Por isso, muitas famílias têm poucos registros do nascimento do seu filho, ou até aniversário, casamento. Vale destacar também que as fotografias são importantes porque registra um momento, um fato que fica eternizado e ajuda a futuramente a contar histórias.

O tempo foi passando e a fotografia foi se tornando algo mais comum. Já na década de 90 era possível comprar uma máquina fotográfica de pilhas e essas fotos eram reveladas. Nos anos 2000 com as novas tecnologias, chegou à máquina digital. Foi um fenômeno. Tirar foto não apenas de um aniversário em família ou festa, mas também se começou a tirar foto dos animais de estimação, do dia, de lugares, de qualquer momento. Era possível você armazenar as fotografias no computador, e se quisesse poderia revelar. Isso foi um marco na história da fotografia.

E as coisas foram se transformando ainda mais. Com a chegada de celulares mais modernos, e com câmeras boas, também se tornou possível tirar foto através do celular, imagine que maravilha. Os celulares ficaram acessíveis a muitas pessoas, e com a internet se familiarizando pelos lares brasileiros, chegaram às redes sociais, e os aplicativos. Esses aplicativos nos últimos anos se tornaram ainda mais sofisticados. Hoje as ferramentas são tantas que é possível você tirar uma fotografia agora de você lendo esse texto e enviar imediatamente para um amigo ou familiar que está longe de você. Antigamente quando algum parente viajava tirava uma foto da família e envia por carta, ou um cartão postal, e essa carta demorava alguns dias para chegar. Realmente a tecnologia é incrível e modificou a vida das pessoas.

Agora imagine como não fica a cabeça de nossos avós, ou até pais, pessoas que não tinham todas estas tecnologias quando eram pequenos. A fotografia que antigamente era algo não acessível, hoje é básica devido às novas tecnologias.

Mas o que percebo que acontece são álbuns que nos anos 90 estavam crescendo com as fotografias reveladas, hoje estão diminuindo, porque ficam armazenadas no computador. E muitos de nós não absorvemos tudo isso, e algumas vezes deixamos de lado até de folhar aquele álbum sofisticado que está na casa de nossa avó. Eu acredito que é uma maravilha folhar aquelas páginas com fotografias pretas e brancas, registro de toda uma família, acho muito bonito. Os rostos todos sérios e com as melhores roupas que eram escolhidas para aquele momento fotográfico.

Mas uma dica, quando der, não deixe de dar aquela olhada do álbum da casa da sua avó, eu acredito que vale a pena.


Angélica Fabiane Weise
Sou Jornalista. Trabalho como jornalista freelancer e estudo para seleção de mestrado.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER