Tomadas

Tomadas
INICIACAO-PROFISSIONAL
Segundo a NBR 5410 as tomadas devem possuir o pino de aterramento. A NBR 14136 estabelece o padrão brasileiro de tomadas até 20 A / 250V.

Basicamente, as tomadas podem ser divididas em duas classes:

Tomadas de uso geral (TUGs), onde são ligados diversos aparelhos como torradeiras, abajures, secadores, aspiradores de pó, etc.

Tomadas de uso geral em residências

• Nas residências, os cômodos com áreas ≤ 6m² devem ter pelo menos uma tomada.

• Nos cômodos com área > 6m² deve possuir 1 tomada para cada 5m de perímetro.

• Os banheiros devem possuir 1 tomada próxima ao lavatório.

• Em garagens, sótãos, e varandas deve ter ao menos uma tomada.

• Nos locais de maior demanda de energia, cozinhas, áreas de serviços etc, recomenda-se 600 VA por tomada, até 3 tomadas e 100VA para as demais. Ressaltamos esses valores se referem a residências.

Tomadas de uso específico (TUEs)

São aquelas que fornecem energia para aparelhos fixos, como chuveiros, aparelhos de ar condicionado, torneiras elétricas, etc.

As tomadas de uso especifico devem ser dimensionadas de acordo com a potência nominal do aparelho a ser utilizado. Sua distancia deve ser de no máximo 150cm do equipamento.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER