Habilidades podem influenciar o momento da escolha profissional?

Habilidades podem influenciar o momento da escolha profissional?
INICIACAO-PROFISSIONAL

Agora veremos a importância da escolha pela profissão desejada no momento de decidir por uma profissão.

- Como escolher o direito, se você não tem habilidade para escrever;

- Como escolher arquitetura, se você não tem habilidade para desenhar;

- Ou ainda como escolher medicina, se você desmaia ao ver sangue.

Estas são questões fundamentais que, se não forem muito bem analisadas, certamente você não terá sucesso em sua escolha.

Habilidade é uma aptidão que significa ter facilidade para realizar determinada atividade. Na prática, o desenvolvimento das habilidades acontece com a aplicação incondicional, esforços pessoais, persistência, vontade de lutar para alcançar os resultados desejados.

A verdade é que todas as pessoas nascem com determinadas habilidades ou, de uma forma ou de outra, conseguem desenvolvê-la ao longo de sua vida. Assim, o ideal é que optem por profissões direcionadas a estas habilidades para que se realizem com rendimento, proveito e satisfação.

Muitas pessoas acham que não possuem nenhuma habilidade, mas se enganam, pois não estão conseguindo, na verdade, é identificá-las. Portanto, para facilitar esta tarefa, especialistas criaram grupos genéricos de habilidades e aptidões com a finalidade de ajudar estas pessoas a identificá-las.

Procure identificar as habilidades que se encaixam em seu perfil:


Habilidades Intelectuais

Inteligência geral (QI) - Ter facilidade para raciocinar, compreender o que ouve, escuta ou lê, planejar, criar, resolver problemas.

Raciocínio abstrato - Ter habilidade em descobrir relações e estabelecer deduções ou induções através de símbolos, lidar com fórmulas abstratas.

Raciocínio verbal - Ter facilidade do uso correto das palavras, aprender línguas estrangeiras, interpretação de significados.

Habilidade numérica - Ter bom desempenho em lidar com números, realizar operações matemáticas com rapidez e exatidão, cálculos mentais.

Relações espaciais - Lidar mentalmente com objetos em espaço tridimensional, capacidade para imaginar movimentos, posições e rotações de objetos.

Habilidade mecânica - Ter facilidade em perceber e descobrir princípios de funcionamento de máquinas e aparelhos e aplicá-los em situações reais.

Memória - Ter facilidade em lembrar ou evocar algo conhecido anteriormente em diversas modalidades: visual, auditiva, topográfica, mnemônica, onomástica.

Rapidez e exatidão - Pensar e/ou fazer bem e muito em pouco tempo, tanto nas percepções como no raciocínio concreto e abstrato.


Habilidades Artísticas

Plásticas - Ter facilidade de perceber a beleza nas formas e cores, bem como, para realizar obras e trabalhos como: pintura, escultura, desenho, decoração, etc.

Musicais - Saber perceber a beleza estética baseada no som e ritmo, facilidade para tocar instrumentos musicais e a leitura de partituras.

Dramáticas - Ter habilidade para perceber a beleza estética dos movimentos - expressão corporal e vocal, fisionômica; também conseguir efeitos fisionômicos, vocais, corporais, etc. Num sentido específico, está a capacidade literária, facilidade de escrever, falar, com precisão e beleza de formas na expressão do pensamento.


Habilidades Psicomotoras

Agilidade física - Ser ágil para a movimentação, flexibilidade de movimentos do corpo e coordenação de movimentos simétricos e assimétricos.

Resistência física - Ter a capacidade de agir por longo tempo sem cansaço e de acordo com a profissão/atividade; é superar os efeitos de temperaturas extremas.

Dígitos-manuais - Ter habilidades que envolvem o uso das mãos/dedos - motricidade para tipos de trabalho e em profissões como dentista, músico, escultor, cirurgião, fisioterapeuta, instrumentista datilógrafo, digitador, laboratorista, desenhista, pintor, etc.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER