Técnicas anti forense

Técnicas anti forense
INFORMATICA
Técnicas anti Forense podem ser definidas como métodos, técnicas e formas de não deixar registros ou podemos dizer não deixar pistas quando realizado uma invasão de um computador, sistema ou pagina web, esses métodos não deixam vestígios quando o invasor realiza sua prática criminosa.

As técnicas anti Forense buscam aperfeiçoamento em cima dos métodos da computação Forense, para não deixar vestígios, provas, quando forem realizados alguma investigação de um perito Forense.

Para realizar a arte anti Forense muitos especialistas em invasão de computadores e sistemas em geral utilizam vários sistemas, métodos e regras para poder se infiltrar em uma máquina, podem fazer instalação de ROOTKITS, BACKDOORS, ADS, SLACK SPACE, criptografia de dados, SNIFFERS, vamos analisar como cada um desses métodos funcionam.

Rootkits: é um conjunto de ferramentas instaladas na máquina invadida, essas asseguram o acesso ilegítimo do invasor, escondendo assim os Logs da visita na maquina, também conseguem fazer a conexão remota e assim administrar quais dados serão capturados.

Backdoors: seu processo de criar e esconder seus ficheiros e os fluxos dos dados.

SLACK SPACE:
esconde os ficheiros, imagens e sons através da criação de uma biblioteca.

Criptografia de Dados:
esse processo realiza a codificação dos ficheiros e das mensagens para que esses não sejam detectados pelo administrador do sistema.

SNIFFERS:
este procedimento ocorre quando o invasor consegue identificar alguma falha de segurança, assim invadindo a maquina e conseguindo acessar todos os dados e informações.

Instrusion Detection Systems - IDS:
após a invasão este sistema consegue monitorar quais dados do ficheiro são interessantes, seu método é utilizar chaves binárias para alterar seus vestígios, não deixar nenhuma pista do invasor.

Esteganografia, é um procedimento em que o sistema esconde os ficheiros de ficheiros de texto, som, imagem, e html, utilizando para despistar os bits não utilizados nesses mesmos ficheiros do computador invadido.

Colunista Portal - Informática E Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER