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O que e quais são os Objetos de Aprendizagem?

No Brasil, os objetos de aprendizagem são novidades (o primeiro foi criado em 2000). Mas seu crescimento está acelerado, pois estão ocorrendo iniciativas por parte do Ministério da Educação, através da Rede Internacional Virtual de Educação (Rived) e da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, que desenvolve o programa Lab Virt, que foi incorporado ao Learning Object Framework (LOF) da Microsoft Brasil.

Objeto de Aprendizagem é uma unidade de ensino que pode ser reutilizável. Para que isto aconteça, é necessário que esse Objeto esteja devidamente catalogado e, armazenado em repositórios específicos para este fim.

Podem ser assim definidos (BALBINO, 2007, p.1):

“Objetos de Aprendizagem são definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem. Exemplos de tecnologia de suporte ao processo de ensino e aprendizagem incluem aprendizagem interativa, sistemas instrucionais assistido por computadores inteligentes, sistemas de educação à distância, e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de objetos de aprendizagem incluem conteúdos de aplicação multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de aprendizagem, ferramentas de software e software instrucional, pessoas, organizações ou eventos referenciados durante o processo de suporte da tecnologia ao ensino e aprendizagem”. 

A definição de objetivos de aprendizagem

Essa definição veio do consórcio IEEE (Institute of Electrical and Electonics Engineers), com o objetivo de catalogar esses materiais. As regras de catalogação, os metadados, resultaram em uma especificação internacional a IEEE-LOM (Learning Object Metadata). Esses metadados podem se referir às características gerais, aspectos técnicos, sobre aspectos pedagógicos etc.

Veja esta outra definição:” conjunto de informações que contêm rotinas e estruturas de dados que interagem com outros objetos. Nos Objetos de Aprendizagem, o ‘objeto’ serve para encapsular ou ‘armazenar’ materiais digitais, transformando-os em módulos reutilizáveis de fácil manipulação”. (DOWNS, 2001 apud HANDA e SILVA, 2003, p.2).

Dessas definições pode-se concluir que os Objetos de Aprendizagem são animações interativas que permitem estimular e despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a resolverem desafios de forma colaborativa, desenvolvendo o raciocínio. Essas animações podem ser calculadoras, clips, vídeos, gráficos, mapas etc.

Aplicando o conceito na realidade

Fazendo-se uma analogia, pode-se dizer que os Objetos são como peças de Lego, divertidas e fáceis de manipular, podendo se encaixar em outras peças de maneira que quem decide as formas a dar é o usuário.

Pode-se afirmar também que os Objetos de Aprendizagem não substituem nem subestimam o papel do professor. Sendo este um dos protagonistas do processo (juntamente com os alunos), pois é ele quem vai escolher quais Objetos serão usados, visando atingir um determinado objetivo pedagógico.

A tarefa de definir e escolher um Objeto podem ser bastante versáteis, pois esta ferramenta pode se adaptar às necessidades, habilidades, à formação, nível, interesses e estilos de aprendizagem.

Por serem flexíveis permitem a reutilização. Os Objetos de aprendizagem são desenvolvidos com início, meio e fim, podendo ser aplicados em diversas situações de aprendizagem. Existe também a possibilidade de se atualizar seus conteúdos, mesmo que o usuário não seja o autor (é preciso somente, que todos os dados a ele relativos estejam num mesmo banco de informações), customizando sua utilização.

Os Objetos de Aprendizagem podem servir também para “amarrar” um conteúdo, ou seja, fixá-lo e convertê-lo em aprendizagem significativa, dando maior sentido aos conceitos transmitidos.

Outra vantagem: por estarem disponíveis na Internet podem ser usados e revisados em qualquer lugar e hora, o que estende as possibilidades de aprendizagem.

As vantagens de se utilizar os Objetos de Aprendizagem são:

  • Motivação do processo ensino-aprendizagem;
  • Estimular o pensamento indutivo;
  • Estimular o pensamento dedutivo;
  • Estimular a construção de hipóteses;
  • imulações de situações reais;
  • possibilidade de aplicação a diferentes realidades e contextos.

Quando e como utilizar Objetos de Aprendizagem?

Um Objeto de Aprendizagem pode ser usado em diferentes contextos (presenciais ou virtuais), em diferentes níveis e modalidades de ensino e em diferentes situações pedagógicas.

Utilize os Objetos de Aprendizagem quando quiser dar um aspecto lúdico ao conteúdo a ser abordado. Com exemplos, situações práticas e reais, a aprendizagem é mais significativa, pois desperta a curiosidade e desafia os alunos a resolverem situações problema, interferirem e manipularem resultados e processos. Mostra-se uma ótima ferramenta para aprimorar o ensino, pois trabalha de maneira interativa, diversos temas didáticos.

Um Objeto de Aprendizagem pode usar além de imagens e animações, outros recursos simples, como documentos em texto, Power Point e páginas da Internet. O que faz seu conteúdo interessante e independe de sua forma, mas sim, se faz pela apresentação e ao tratamento que dá ao conteúdo.

O objetivo de aprendizagem dividido em três partes

Um bom Objeto de Aprendizagem deve estar dividido em três partes (BETTIO e MARTINS, 2004, p.3):

  • Objetivos: tem como finalidade mostrar ao aprendiz o que ele poderá aprender com o estudo do Objeto. Pode, por exemplo, conter uma lista de conhecimentos prévios necessários para um bom aprendizado;
  • Conteúdo instrucional: mostra todo o material didático que é preciso para que no final o aluno atinja os objetivos dispostos no item anterior;
  • Prática e feedback: uma característica importante dos Objetos de Aprendizagem é que ao final dela coloca-se uma avaliação, para que o aluno veja se atingiu às expectativas, e se não, utilizá-lo novamente, quantas vezes for necessário.

Quando um Objeto de Aprendizagem é criado, o conteudista repassa todos os dados para a construção do metadados, assim qualquer pessoa pode procurar objetos em qualquer repositório.

Por isso, quando for utilizar um Objeto de Aprendizagem fique atento aos metadados, pois eles podem informar os objetivos educacionais a serem alcançados, a faixa etária, recursos necessários, entre outros.

Com isso, o professor pode planejar e avaliar corretamente sua prática, aplicando corretamente os Objetos em sala de aula (ou laboratório de informática), tornando os conteúdos didáticos mais estruturados e organizados, utilizando grupos e/ou duplas para sua manipulação. Pode-se inclusive praticar a interoperabilidade (uso de diferentes Objetos, como peças de lego) para atingir um objetivo maior.

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