Multitarefa e suas variações dentro do sistema operacional

Multitarefa e suas variações dentro do sistema operacional
INFORMATICA
Existe uma característica importante que diferencia os sistemas operacionais que é a capacidade de execução de diversos programas ao mesmo tempo.

Alguns sistemas operacionais permitem que apenas um programa seja executado de cada vez. Essa é a forma mais simples e de fácil desenvolvimento de um sistema operacional, uma vez que o sistema não terá de lidar com solicitações diversas e por vezes conflitantes.

Quando um sistema operacional permite a execução de mais de um programa ao mesmo tempo, ele é chamado de multitarefa e tem de lidar com procedimentos que concorrem quanto à utilização da capacidade de processamento do hardware. Então, é necessário definir e gerenciar uma questão básica que é a prioridade de cada programa quanto ao uso de recursos existentes.

Monotarefa

Executa apenas uma tarefa de cada vez

Exemplo de sistema operacional monotarefa:

• MS-DOS.

Multitarefa

Executa mais de um programa ao mesmo tempo

Exemplo de sistema operacional multitarefa:

• Windows Seven;
• Linux;
• Mac OS X.

Observação: Nesse caso, um sistema operacional monotarefa (que executa apenas um programa de cada vez) é similar a uma empresa que possui apenas um departamento.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER