Informática Educativa no Brasil

Informática Educativa no Brasil
INFORMATICA
A informática educativa refere-se à transmissão de informação e transmissão de conhecimento. Transmissão de informação disponibilizar para a sociedade acesso à informação através da informática e suas tecnologias. Transmissão de conhecimento a cerca de toda a informação recebida a sociedade var obter novos conhecimentos e novos saberes. As escolas, como todas as instituições de educação do país, utilizam a informática para transmitir informação para o aluno e para os profissionais da educação.

A informática educativa no Brasil teve seu inicio em meados da década de 80, através de meios de comunicação podemos citar como exemplo a utilização da televisão, como uma ferramenta utilizada para a comunicação de informações de cursos que eram ofertados em determinados horários, na televisão aberta.

O ensino da informática possui duas vias quando se trata de educação, primeiro a educação para o conhecimento e segundo o acesso dos alunos as novas tecnologias. A primeira, a educação para o conhecimento, possuí como objetivo transmitir informação para professores e alunos e que todos consigam obter através, das informações recebidas o conhecimento educacional. O segundo de acesso às novas tecnologias, trás alguns problemas, como: muitas escolas pelo país não tem acesso ao ensino de informática, a internet, professores com dificuldades de lidar com a informática, resistência de professores com a utilização de novas tecnologias. Apesar desses problemas todos enfrentados no acesso às tecnologias, muitas escolas possuem laboratórios de informática, professores capacitados para utilização da informática, bem como toda a escola envolvida no desenvolvimento do conhecimento do aluno a cerca das novas tecnologias.

O Ministério da Educação – MEC apresenta a Informática Educativa, como “a inserção do computador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador”.

O fator ou podemos dizer que o papel fundamental do ensino da informática nas escolas é disponibilizar para os alunos aulas mais dinâmicas, lúdicas e mais interativas. Dessa forma os profissionais da educação precisam conheceras funcionalidades e as tecnologias que envolvem a informática, para assim disponibilizar para seus alunos novos conhecimentos, através de novas formas de ensinar. A utilização da informática educativa requer uma implementação de projeto de ensino de informática, pois este planejamento deve estar atrelado com as diretrizes pedagógicas da escola. Todas as atividades, conteúdos e recursos didáticos devem ser planejados em conjunto, entre professores regentes e professores do ensino de informática.

Colunista Portal - Informática E Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER