História do MySQL

História do MySQL
INFORMATICA
O MySQL é um servidor robusto de bancos de dados SQL (Structured Query Language - Linguagem Estruturada para Pesquisas) muito rápido, multitarefa e multiusuário. O Servidor MySQL pode ser utilizado em sistemas de produção com alta carga e missão crítica como também pode ser embutido em programa de uso em massa.

O MySQL surgiu a partir da necessidade da equipe que criou o SGBD, de utilizar mecanismos que permitissem a conexão de tabelas criadas na linguagem SQL para um determinado fim. A princípio, o grupo iria utilizar o mSQL, mas logo perceberam que esta ferramenta não era rápida o suficiente para atender às necessidades do projeto. O jeito foi criar uma solução própria. Então surgia o MySQL.

O MySQL foi criado por Michael Widenius da companhia suíça TcX. “Por volta de 1979, então Michael desenvolveu um banco de dados chamado UNIREG, sendo reescritos em várias linguagens”. Em 1994, a empresa TcX começou o desenvolvimento de aplicações baseadas na Web, tendo como base o banco UNIREG, porém esse banco possuía muito "overhead" para obter sucesso em uma aplicação para geração de páginas dinâmicas na Web. Então a empresa TcX começou a procurar por outro banco o mSQL, uma ferramenta baseada em SQL, mas com características pobres, não possuindo, por exemplo, suporte a índices, e com desempenho inferior ao UNIREG.

Sendo assim, o desenvolvedor do banco UNIREG contatou o David Hughes criador do mSQL, para saber do interesse dele em unir os dois bancos de dados. Com o interesse de David, a empresa TcX resolveu desenvolver um novo banco, mas mantendo ao máximo a compatibilidade com mSQL. A TcX foi esperta o suficiente para não reinventar o que já estava bem feito, ela construiu seu servidor baseado na estrutura que já estava montada do UNIREG e utilizou grande número de utilitários escritos para mSQL e fez API's para o novo servidor praticamente iguais ao mSQL. Como resultado os usuários do mSQL que decidissem mudar para o novo servidor da TcX, teriam apenas que fazer simples mudanças nos códigos existentes.

Em maio de 1995 é que a primeira versão do MySQL foi definitivamente lançada. Um dos parceiros da TcX sugeriu a distribuição do servidor na Internet, o objetivo era a utilização de um modelo pioneiro desenvolvido por Aladdin Peter Deutsch. O resultado foi um sucesso, sendo o MySQL distribuído gratuitamente.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER