História da Internet no Brasil

História da Internet no Brasil
INFORMATICA
A internet surgiu na década de 60, desenvolvida com objetivo de auxiliar a Guerra Fria, uma disputa de poderes pela comunicação, desencadeada por dois países, os Estados Unidos, contra a então União Soviética.

No entanto a história da internet no Brasil demorou um pouco mais para abrir seu caminho e espaços no meio tecnológico. No Brasil a internet surgiu a partir da década de 90 e foi disponibilizada apenas para pesquisas, para algumas universidades, as mesmas poderiam utilizar para fins apenas de pesquisas. A internet só começou a ser comercializada uns anos mais tarde, em meados de 1994 ela começou a ser vendida pela empresa de telecomunicação Embratel. Em 1995 o ministério das telecomunicações em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, começaram atividades para disponibilizar acesso à internet para a população brasileira.

Foi a partir deste momento que a internet no Brasil começou a ser utilizada também para a educação, como por exemplo, oferta de cursos virtuais, web conferências sobre temáticas educativas, seminários online, como outros que foram surgindo, como é o exemplo da educação a distancia. Com incentivo do governo várias instituições desenvolveram cursos de formação continuada, cursos de longa duração e até mesmo curso de ensino superior sugiram com o beneficio da utilização da internet.

O inicio do Ensino a distancia – EAD no Brasil iniciou há muito tempo, desde a década de 40, esse recurso já era utilizado pelos militares do exercito no brasileiro, esses realizavam cursos por correspondência, depois começou a ser realizada pelo rádio, televisão e telefone e a partir da década de 90 começou a utilizar a internet e os meios tecnológicos para levar ensino a muitas pessoas através do uso da informática.

Atualmente o ensino através do EAD trouxe grandes possibilidades de acesso à educação para uma população, que não tinha acesso por estar muito distante das escolas e universidades, bem como melhorou acesso a muitas pessoas que não tinham recursos financeiros para pagar uma faculdade presencial.

O ensino através do EAD disponibiliza também uma infinidade de ferramentas que um aluno pode utilizar para seus estudos, podemos citar como exemplo os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, que oferecem aos seus alunos, conteúdos dinâmicos, participação em fóruns, com outros colegas de curso, disponibilizam acesso a enquetes, exercícios para a aprendizagem, disponibilizam objetos de aprendizagem, vídeos para complementar os estudos.

O ambiente virtual de aprendizagem - AVA torna acessível e interativo a forma de aprender, pois, o aluno possui controle dos seus estudos, acesso aos materiais instrucionais, acesso ao seu desenvolvimento nos estudos, resultados medindo seu desempenho nas atividades, toda essa interatividade nos dias atuais, faz com que as pessoas se interessem cada vez mais em estudar com o ensino EAD.

Essa nova possibilidade através da utilização do AVA para o estudo é um espaço muito rico, pois os alunos podem trocar ideias com outros colegas, verificar a sugestão e comentários da comunidade virtual, interagir online, em tempo real, com o professor e com outros colegas. O AVA vai além de um espaço virtual para aprender, pois ele possibilita muitas vantagens para que o aluno amplie seu conhecimento a cerca do seu curso e até mesmo ampliar seu conhecimento com as novas tecnologias.

Colunista Portal - Informática E Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER