O Que É Maquiagem?

O Que É Maquiagem?
ESTETICA
Segundo os dicionários, maquiagem ou maquilagem, ou ainda, maquilhagem, é a aplicação de substâncias especificamente destinadas para o corpo, com efeito cosmético de embelezamento ou disfarce, seguindo, na maioria dos casos, as tendências da moda.

Quais as suas origens?

O ato de colorir a pele remete o homem às culturas primitivas. As pinturas (ainda presentes em povos mais isolados) utilizavam substâncias vegetais, como urucum, carvão, argila e pedras moídas, com a finalidade de preparação visual para eventos religiosos e militares. Um bom exemplo são os aborígenes australianos, que mantém a tradição de pintar figuras geométricas, intrincadas pelo corpo.

Já no antigo Egito, a maquiagem tinha a mesma função dos dias atuais: o embelezamento! Sua representante máxima, a Rainha Cleópatra, destacava-se pelo contorno dos olhos e das sobrancelhas, reforçado e alongado, produzido por uma tinta preta, chamada Khol.

No auge da Idade Média, cujo poder absoluto era da Igreja Católica, a beleza feminina foi um problema social significativo. A igreja passou a reprimir qualquer forma de expressão da mulher, evitando que fossem “sedutoras”.

Somente no século XX, o conceito de maquiagem sofreu uma transformação revolucionária, impulsionada principalmente, pelas atrizes do cinema americano.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER