O que é a imunização?

O que é a imunização?
ENFERMAGEM
No livro Imunização no Brasil História e Conceito Sob a Ótica da Enfermagem, a imunização é definida como o ato ou efeito de imunizar que se define pela aquisição de proteção imunológica contra doenças de caráter infeccioso. Ela pode ser feita por meio de vacinas, imunoglobulinas ou por meio de soros contendo anticorpos.

De acordo com o Ministério da Saúde uma pessoa imunizada é aquela que possui anticorpos contra um agente infeccioso. Essa pessoa pode ter adquirido os anticorpos artificialmente por meio da vacinação, ou naturalmente após a pessoa ter adquirido a doença e o corpo desenvolver os anticorpos necessários pra combatê-la.

Uma pessoa vacinada não é uma pessoa imunizada. Se a pessoa imunizada tem os anticorpos necessários para que o corpo consiga de defender de algum agente infeccioso, a pessoa vacinada é apenas aquela que recebeu uma dose da vacina. Na definição do ministério da saúde, a vacina é um mecanismo para controlar algumas doenças infectocontagiosas.

A vacina pode ser de dose única ou ser tomada em várias doses ao longo da vida. O ministério da saúde possui um calendário de imunização. Por meio dele a população pode se orientar sobre a época correta de se tomar as vacinas e se imunizar contra as doenças infectocontagiosas.

Desde 1973 o Brasil tem o Programa Nacional de Imunização que organiza campanhas, orientações e sistematiza ações para a imunização da população brasileira, com o objetivo de imunizar todo o país.

O Calendário de imunização pode ser encontrado no link:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21462

Bibliografia: GRAZIELE, Lilian, CASSIANO, Monica, FERREIRA, Valdeci. Imunização no Brasil História e Conceito Sob a Ótica da Enfermagem. Fortaleza. 2010.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER