Metodologia no sistema TPM (Total Productive Maintenance)

Metodologia no sistema TPM (Total Productive Maintenance)
ADMINISTRACAO
Total Productive Maintenance ou manutenção preventiva total, consiste em um sistema criado para cadeias produtivas contínuas das quais tem como objetivo diminuir custos na produção e logística em virtude de defeitos ou avarias nos produtos. Esse sistema de manutenção foi desenvolvido no Japão e hoje é aplicado em diversas empresas que prezam pela longevidade e qualidade de produtos e serviços oferecidos.

As melhorias no sistema TPM consistem basicamente na associação do operário com a cadeia produtiva, dando ao mesmo conhecimento técnico e capacidade de efetuar uma manutenção preventiva, ou até mesmo a solução de problemas operacionais triviais. A diminuição dos custos é minimizada a partir do momento que se economizam recursos com profissionais mais onerosos como engenheiros e profissionais altamente qualificados. Vale ressaltar a função primordialmente preventiva a anomalias no processo de produção.

Os principais componentes no processo TPM são: a utilização eficiente dos equipamentos, utilização eficiente do trabalhador e utilização eficiente das fontes de energia. Somadas essas variáveis fazem a diferença não só no custo de produção, como também na eficiência do processo e qualidade do produto ou serviço.

A busca contínua por desempenhos cada vez eficientes, faz com que o sistema TPM esteja sempre em evolução a depreciação do equipamento, uma vez acompanhada por uma queda de produção deve ser imediatamente comunicada pelo funcionário responsável por aquela etapa de produção. Uma vez que exista essa manutenção preventiva, a troca de equipamento torna-se uma prática incomum, recorrente apenas em casos de falhas mecânicas ou diminuição da capacidade produtiva que afeta a produtividade da cadeia.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER