Conceito de Bioenergia

Conceito de Bioenergia
BIOLOGIA
Uma vez que a palavra bioenergia possui distintos significados, precisamos antes de tudo deixar claro o significado que adotaremos para este termo: Bioenergia é a energia obtida a partir da biomassa, ou seja, aquela energia obtida a partir de processos que possuem como fonte de matéria-prima biomassa de distintas origens.

São exemplos de energias obtidas a partir de biomassa o etanol (álcool) produzido a partir da cana-de-açúcar e também o biodiesel, que por sua vez é produzido a partir de sementes oleaginosas, como a soja e a mamona.

Cabe ainda ressaltarmos que toda bioenergia é também uma energia renovável, porém nem toda energia renovável é uma bioenergia. A melhor maneira de deixarmos este aspecto bem claro é conceituando também o termo energia renovável. Entende-se por energia renovável aquela obtida a partir de fontes naturais e que por sua vez são capazes de se regenerar. Podemos ilustrar este conceito com os seguintes exemplos de energias renováveis:

• Biomassa;

• Energia hidráulica;

• Energia solar;

• Energia eólica;

• Energia Geotérmica;

• Energia Maremotriz.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER